UniCesumar de Curitiba recebe visita técnica de grupo de gestores internacionais

Visita faz parte de evento organizado pela Red Onward International e Instituto da Gastronomia Humanitária

A UniCesumar, campus de Curitiba, recebe hoje (9) uma visita técnica de um grupo de gestores, engenheiros e representantes da sociedade civil organizada que participam do Encontro Internacional de Gestão Municipal, Plantificação Urbana, Gestão de Resíduos Sólidos, Aaneamento e Transporte Urbano “Estimulando Talentos Inovadores”. O evento é realizado pela Red Onward International e IGH (Instituto da Gastronomia Humanitária) e acontece durante toda esta semana na capital paranaense.

“Este encontro tem como proposta, capacitar autoridades locais, universidades e representantes da iniciativa privada, no que diz respeito aso temas de gestão pública, por meio de uma troca de experiências, compartilhadas em palestras e apresentações que estão acontecendo durante toda a semana em Curitiba”, explicou o diretor da Red Onward Internacional Brasil, João Luiz Cordeiro. A instituição foi oficialmente constituída em fevereiro de 2002, por iniciativa de gestores públicos e técnicos de desenvolvimento da América Latina e do Caribe, com o objetivo promover metodologias de desenvolvimento local sustentável.

SACOLAS HUMANITÁRIAS

Um dos projetos apresentados neste encontro é o “Sacolas Humanitárias”, realizado pelo IGH. “A iniciativa é desenvolvida com agricultores familiares. Compramos a produção deles, separamos os produtos em quilos e fazemos uma sacola com 15 itens que vendemos um valor de R$ 35,00.”, explica João Alceu dos Santos, diretor executivo do IGH. O lucro é revertido para a aquisição de alimentos, vale-gás e embalagens de marmitas, que são distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade social. Uma parte do lucro também é convertida em recursos para crianças e idosos de entidades assistenciais.

“A UniCesumar, dentro da proposta de educação com qualidade, mas sempre voltada à comunidade que a cerca, abraçou o projeto do IGH, cedendo seu espaço para as entregas de sacolas”, explicou a diretora do campus de Curitiba, Cristiane Mello David. “É uma forma de apoiar e permitir que o projeto aconteça”, acrescentou.

O objetivo da visita técnica de hoje, portanto, é estreitar relacionamentos e promover a troca de experiências no que se refere à educação e projetos sociais em que a universidade atua.

De acordo com a diretora, a presença dos representantes internacionais na universidade “pode abrir portas para que, no futuro, possamos realizar parcerias entre as instituições de ensino internacionais com a nossa cidade.”

“Como temos cursos de Engenharia e Ciências Biológicas, esses profissionais podem desenvolver projetos na nossa cidade em parceria com a instituição. A ideia é estreitar esses laços para que nossos alunos proponham iniciativas inovadoras que possam ser realizadas ao longo do curso”, finalizou a professora.

A UniCesumar, por meio do Departamento de Relações Internacionais, apoia eventos e promove parcerias com outros países, bem como intercâmbios universitários, que possibilitam o desenvolvimento do ensino de excelência, que faz parte dos princípios da instituição.

"