Unicesumar
Unicesumar

UniCesumar de Londrina lança novo núcleo do PEIEX

Expectativa é que o Programa de Qualificação para Exportação atenda pelo menos 400 empresas em dois anos

Criando oportunidades para aproximar o comércio local do mercado internacional, a UniCesumar de Londrina lançou na quinta-feira (15) o PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação), um projeto gratuito desenvolvido pela ApexBrasil.

No programa, as empresas recebem uma consultoria para identificar pontos de melhoria e, a partir disso, desenvolver um plano de exportação com o foco de entrar no mercado internacional. A consultoria é oferecida por uma equipe técnica formada pela entidade executora, que neste caso é a UniCesumar.

De acordo com Nivaldo Forastieri, coordenador do programa em Londrina e Maringá, a Apex-Brasil tem junto à UniCesumar uma grande credibilidade na região. “Além do atendimento PEIEX e dos outros programas Apex para levar as empresas ao mercado internacional, nós temos todo o apoio de infraestrutura e gestão do conhecimento oferecidos pela UniCesumar”, explicou.

No total, a expectativa é atender pelo menos 400 empresas em um período de 24 meses. Para o trabalho, as empresas investiram R$ 3,43 milhões, sendo 70% recursos da Apex-Brasil e 30% contrapartida da UniCesumar.

COMO PARTICIPAR

O primeiro passo para obter o atendimento do PEIEX é a empresa solicitar uma avaliação. O atendimento à empresa é iniciado com duas visitas. Na primeira, a equipe técnica analisa o potencial exportador. Já na segunda, os técnicos do PEIEX realizam um diagnóstico de gestão, identificando o nível de aptidão para exportar. Com base nestas visitas, o PEIEX implementa um plano de trabalho junto à empresa. Por fim, após a execução das ações propostas, é elaborado o Plano de Exportação, para iniciar a inserção no mercado internacional.

Além disso, os empresários selecionados devem estar disponíveis para verificações e procedimentos, bem como para entrevistas com os técnicos extensionistas do PEIEX. Como parte da capacitação, também são realizados encontros coletivos com outras empresas participantes do programa. Atualmente a Apex-Brasil realiza o PEIEX em todas as regiões brasileiras: um total de 37 Núcleos Operacionais do Programa.

Últimas notícias

Categorias