UniCesumar de Londrina promove aula Magna de Direito

Os acadêmicos de Direito da UniCesumar de Londrina participam, na segunda-feira (08), da aula Magna da graduação. O evento, que será realizado às 19 horas no auditório da instituição, contará com a palestra do professor doutor Gustavo Noronha de Ávila, que falará sobre “Falsas memórias e sistema penal: a prova testemunhal em xeque”.

Na palestra, Ávila falará do atraso, de ao menos 40 anos, que o Brasil se encontra em relação aos países que já incorporaram os conhecimentos da Psicologia do Testemunho em suas legislações. “A utilização da Prova Penal dependente da memória, desvinculada do saber científico, coloca em dúvida a efetividade da justiça criminal, pois corre-se o sério risco de condenação de inocentes”, defende o professor.

O palestrante

Gustavo Noronha de Ávila possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio de Pós-Doutoramento, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS (2018). Atualmente, é professor Permanente do Mestrado em Ciência Jurídica da UniCesumar. Também é professor da Especialização em Ciências Penais da Universidade Estadual de Maringá, ABDConst, Universidade Ceuma, Universidade Feevale e Instituto Paranaense de Ensino. Consultor do Innocence Project Brasil. Membro Permanente da Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa.

Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, Direito Penal, Psicologia do Testemunho e Criminologia. Realiza investigações sobre as relações entre as distorções de memória e privações de liberdade, bem como tem se ocupado da análise da expansão dos controles contemporâneos.