UniCesumar de Curitiba e Ponta Grossa oferecem a oportunidade de os alunos desenvolverem Pesquisas Científicas

Para uma formação completa e de excelência é essencial que os alunos desenvolvam o conhecimento na graduação em três setores: ensino, pesquisa e extensão. Este ano, a UniCesumar de Curitiba e Ponta Grossa ofereceram aos alunos a oportunidade de desenvolverem Iniciações Científicas (IC), que visam ampliar o conhecimento dos estudantes na área de pesquisa.

Entre os dias 14, 15 e 16 de março, cerca de 90 alunos da Unidade de Curitiba e 60 da Unidade de Ponta Grossa participaram do 1° Curso de Elaboração de Projetos de Iniciação Científica, objetivando aos participantes conhecer a Diretoria de Pesquisa da IES e desenvolver habilidades e competências próprias do pesquisador.

A professora Priscilla Paixão, membro do Comitê Assessor de Pesquisa, apresentou na capacitação o edital de 2019, as normas para IC e ensinou sobre o desenvolvimento do projeto científico. “Esse curso de elaboração é um pré-requisito para os estudantes da UniCesumar que desejam desenvolver pesquisas e ocorre de forma hibrida: a primeira parte realizada presencialmente e a segunda online, através de tutoriais e atividades avaliativas. Os alunos demonstraram grande interesse, alguns inclusive já tinham temas definidos e esboço de projeto. Foi proveitoso e as Unidades tanto de Curitiba quanto de Ponta Grossa prometem boas pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento”.

Desenvolver IC durante a graduação proporciona diversos benefícios aos alunos como a capacidade de lidar com o método científico, maior motivação, concentração e autonomia na realização das atividades acadêmicas, desenvolvimento da comunicação, orientação com professores qualificados, entre outras vantagens.

Diretoria de Pesquisa

A Diretoria de Pesquisa da UniCesumar foi criada em 1999 com o foco de estabelecer, implementar e gerir políticas e atividades relacionadas à pesquisa.  Em 2012, foi implantado o Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), parceiro para fomentar a pesquisa na instituição.

Os alunos da UniCesumar podem desenvolver pesquisas, participando de um dos quatros programas disponíveis: PIBIC/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica); PIBITI/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação); PIBIC/FA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Araucária); PIC/ICETI (Programa de Iniciação Científica do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação).