UniCesumar de Ponta Grossa tem participação expressiva no Programa de Iniciação Científica

Desenvolver pesquisas durante a graduação, além de contribuir na formação de qualidade do acadêmico, possibilita estudos de caso que muitas vezes refletem positivamente na comunidade. O campus de Ponta Grossa participa pela primeira vez do Programa de Iniciação Científica, encaminhando um expressivo número de projetos.

No primeiro Edital de 2019, em que concorrem Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e modalidade EAD da UniCesumar, a unidade de Ponta Grossa obteve aprovação de 58 projetos, dos quais 28 obtiveram concessão de bolsa. Foram aprovados ICs nas áreas de humanas, saúde e exatas, com temáticas variadas, entre elas o “Protagonismo Feminino na Moda Sustentável em Ponta Grossa” e “A utilização de tecnologia no processo de ensino de aprendizagem”.

A expectativa da Diretoria de Pesquisa em relação à participação dos diversos Campi em programas de iniciação científica foi atendida. Em Ponta Grossa foi realizado um trabalho intenso de divulgação, que contou com presença da diretora de Pesquisa, professora MSc. Ludhiana Garbugio, que na oportunidade apresentou, ao corpo docente, seus processos e programas. O curso para Elaboração de Projetos Científicos também foi ofertado na cidade, tendo participação maciça de alunos interessados em desenvolver pesquisas científicas, importante atividade acadêmica que visa propiciar aos alunos uma formação holística.

Para a professora Ludhiana, esses resultados revelam que o campus de Ponta Grossa tem grande potencial para a pesquisa científica, pois possui professores capacitados, entusiasmados e alunos interessados em participar de atividades de pesquisa. “Certamente a UniCesumar obterá grande êxito com essa equipe de pesquisadores. Parabenizamos o professr Marcos Athayde, diretor do Campus, e seus coordenadores pelo belo trabalho realizado na Instituição”.

Diretoria de Pesquisa

A Diretoria de Pesquisa da UniCesumar foi criada em 1999 com o foco de estabelecer, implementar e gerir políticas e atividades relacionadas à pesquisa.  Em 2012, foi implantado o Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), parceiro para fomentar a pesquisa na instituição.

Os alunos da UniCesumar podem desenvolver pesquisas, participando de um dos quatros programas disponíveis: PIBIC/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica); PIBITI/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação); PIBIC/FA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Araucária); PIC/ICETI (Programa de Iniciação Científica do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação).