Unicesumar discute saúde e ambiente com a sociedade

Ambiente e Saúde é o tema do evento que será realizado, neste domingo, dia 25, por alunos e professores do Centro Universitário Cesumar – Unicesumar, no entorno do Parque do Ingá. O objetivo é fazer com que os maringaenses pensem a sua relação com a cidade e tudo que ela precisa oferecer para garantir qualidade de vida aos seus cidadãos.

Segundo a professora Ana Paula Machado Velho, as pessoas esquecem que são parte da natureza e que, por isso, as áreas verdes são tão importantes para o seu bem estar como são as tecnologias que envolvem o trânsito, a coleta de lixo, a reciclagem deste lixo e o saneamento básico; isto é, a distribuição de água e a coleta e o tratamento do esgoto produzido diariamente. "Queremos mostrar que criamos um ambiente urbano a partir da escolha do nosso estilo de vida, mas não deixamos de ser seres da natureza, ligados ao verde, aos outros animais e ecossistemas", explica.

Desta forma, ela e outros três professores – Vinícius Dorne, Tiago Franklin, Regiane Macuch e Rute Milani -, reuniram e mobilizaram os alunos dos mestrados em Tecnologias Limpas, Promoção da Saúde e Gestão do Conhecimento, além de estudantes dos cursos de graduação em Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, e um da Engenharia de Software, para criarem um evento em que se pudesse relembrar essa relação homem e natureza, questão que garante o bem estar e a saúde de qualquer população.

Programação

No domingo, das 8h30 às 12h30, cerca de sessenta pessoas estarão no entorno do Parque do Ingá conversando com os transeuntes e realizando diversas ações de conscientização em relação à saúde e ao meio ambiente.

Serão distribuídas e feitas mini ikebanas, arranjos florais que valorizam qualquer ambiente; crianças e adultos poderão se manifestar por meio de desenhos sobre o que entendem da necessidade da relação homem/natureza, isto é, "poderão registrar a percepção ambiental de cada um", esclarece a professora Rute Milani. Ainda vai haver ações de esclarecimento sobre saúde (hidratação e alongamento) e considerações sobre a nossa responsabilidade sobre o lixo.

"Serão diversas atividades oferecidas aos frequentadores do Parque do Ingá. Todas com o objetivo de fazer com que as pessoas vejam as áreas verdes da cidade como algo além de um objeto de marketing da chamada Cidade Verde ou Cidade Jardim", completa o professor Tiago Lucena.

Aliás, o coordenador dos cursos de Comunicação Social, professor Vinícius Dorne, garante que esta é uma ação que contribui imensamente para os alunos da área, visto que permite que estes se aproximem da população e possam conversar com os cidadãos de maneira mais livre, o que proporciona a "eles aprimorarem sua habilidade em lidar com os anseios e as mobilizações sociais tão frequentes no mundo real, mas também no virtual".

A professora Regiane Macuch complementa as informações sobre o evento, convidando crianças, seus pais, os jovens e todos os frequentadores do Parque do Ingá para comparecerem ao Ambiente e Saúde. "Estaremos com uma tenda montada na calçada do Parque, na avenida São Paulo, bem em frente da Cultura Inglesa, onde poderemos conhecer mais sobre nossa relação fundamental com a natureza".

Serviço:

Evento: Ambiente e Saúde
Data: 25 de outubro, domingo
Local: Parque do Ingá (em frente à Cultura Inglesa)