UniCesumar disponibiliza 12 mil e-books gratuitamente pela Minha Biblioteca

Plataforma digital e intuitiva possui vasto acervo de títulos técnicos e científicos que podem ser acessados a qualquer momento por toda a comunidade acadêmica

Alunos, professores, tutores, mediadores e profissionais dos polos da UniCesumar (tanto presencial quanto EAD) possuem um benefício exclusivo que dá acesso gratuito a 12 mil e-books. Trata-se da “Minha Biblioteca (www.minhabiblioteca.com.br)”, uma plataforma digital e intuitiva que disponibiliza um vasto acervo de títulos técnicos e científicos que podem ser acessados a qualquer hora do dia, por um dispositivo digital (celular, tablet ou computador) conectado à internet. Além disso, também há uma série de materiais de autores renomados e tradução de best sellers internacionais, que estão em um catálogo atualizado mensalmente. Basta uma busca simples por ISBN, título ou nome do autor para encontrar diversas opções. O conteúdo também está disponível para profissionais do mercado por meio de uma assinatura básica com valores mensais. Para o aluno, o conteúdo pode ser acessado via Studeo, o ambiente virtual de aprendizagem.

Segundo a pró-reitora de Educação a Distância da UniCesumar, Kátia Coelho, o acesso possibilita que todos os atores pedagógicos da instituição - do estudante a todos os colaboradores - sejam beneficiados com o conhecimento, pesquisas e informações sistematizadas por autores e pesquisadores importantes. “A Minha Biblioteca é formada por títulos das principais editoras de livros acadêmicos do Brasil e selos parceiros. Lá, o aluno, professor ou profissional encontra milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, que são divididos em sete catálogos: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte, que atendem à bibliografia de mais de 400 cursos de graduação”, comenta.

Diferentemente de uma leitura apenas de consulta, a plataforma permite interagir com o conteúdo, dando a possibilidade de grifar, fazer anotações e até marcar as páginas do livro que o leitor estava quando parou de ler. Visando a acessibilidade, o recurso ainda disponibiliza estudo por meio de leitura em voz alta, exibição de tela noturna e ajuste no tamanho da tela. “Essas ferramentas são muito importantes para quem tem alguma dificuldade visual, mas, também, para pessoas que são mais auditivas e preferem escutar o conteúdo.” Aqueles que não abrem mão do papel físico têm a possibilidade de imprimir até 15% da obra. De acordo com o contrato, também está disponível acesso offline por meio do aplicativo Bookshelf (disponível para Android, IOS e Windows), inclusive para realces e anotações.

A Minha Biblioteca foi desenvolvida para ser o melhor provedor de conteúdo universitário do Brasil e a melhor solução digital de e-books para Instituições de Ensino Superior (IES). “A plataforma é um recurso extraordinário no processo de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional. Ter acesso a qualquer momento a um determinado livro ou material era impensável até alguns anos. É, realmente, um “mar de livros” à disposição”, acrescenta a pró-reitora. O acesso à plataforma é feito por meio de login e senha. Para empresas e instituições de ensino, não há limites de usuários e nem filas de espera. Os usuários da Minha Biblioteca podem realizar acessos simultâneos e, assim, ter à disposição conteúdos de diversas áreas sempre que precisar.

Minha Biblioteca - KV - 3000x3000px