UniCesumar doa projeto arquitetônico para a ala da mulher no Hospital Municipal de Maringá

Projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Hélio Moreira Júnior e foi entregue para o hospital nesta sexta-feira (7)

A atenção às demandas da sociedade faz parte da identidade da UniCesumar, que busca auxiliar órgãos públicos e saúde da forma como necessitam. Desta vez, as atenções se voltam para o Hospital Municipal de Maringá, que ganhará uma ala de atendimento exclusivo às mulheres com projeto arquitetônico doado pela Instituição. A doação ocorreu nesta sexta-feira (7), no Hospital Municipal de Maringá.

Além do projeto em si, que foi criado pelo arquiteto Hélio Moreira Jr., a UniCesumar doou todos os elementos complementares – que contempla, por exemplo, sistemas elétrico e hidráulico – para que o projeto seja desenvolvido. Com a inauguração, mulheres de Maringá e região serão atendidas em um espaço exclusivo, atendendo a uma necessidade do município.

“Nós somos parceiros da Prefeitura de Maringá, então estamos sempre acompanhando as necessidades e o que eles precisam expandir. O Hospital Municipal de Maringá não possui ala para atender a demanda de ginecologia e obstetrícia, então, após liberação de verba do Governo Federal, nós viabilizamos o projeto arquitetônico”, explica a diretora dos cursos de Saúde da UniCesumar, Solange Lopes.

Para o arquiteto Hélio Moreira Jr., foi um grande desafio projetar algo para a área pública. “Quando se trata de atendimento à Saúde, não conhecemos o perfil do usuário e este sempre está em uma condição fragilizada. Afinal de contas, só se vai ao hospital por necessidade. Neste caso, em particular, é uma ala voltada ao atendimento da mulher, um complemento ao Hospital Municipal de Maringá. O desafio foi maior pois, muitas atividades são comuns a estrutura já implantada, mas acreditamos ter chegado a uma boa solução arquitetônica”, reforça.

O vice-reitor da Instituição, Wilson Matos Filho, enfatiza a importância de uma universidade participar de ações em benefício à comunidade. “Neste sentido, temos atuado em várias frentes com o objetivo de contribuir com a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Ao mesmo tempo, contribuímos para que nossos alunos coloquem em prática o que aprendem e destacamos a relevância social que os profissionais formados na UniCesumar possuem.”