Unicesumar ganha Prêmio Nacional de Gestão com 60% de aumento em captação de alunos

A Unicesumar recebeu nesta quarta-feira (21), a edição 2018 do Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), na categoria Gestão Administrativa. O case premiado foi o Programa de Excelência em Captação (PEC), que, em quatro anos, ampliou em 60% a captação de alunos nos polos de educação a distância.

Isabela Quaglia, coordenadora do polo de Maringá, inscreveu o case de sucesso para concorrer ao Prêmio

O PEC foi criado em 2014 com o objetivo de padronizar o atendimento em todos os polos do país, com ferramentas modernas e estratégicas, aumentando a captação e consequentemente elevando a conversão de matrículas. “Na época, observamos que algumas unidades apresentavam efetividade de 80% em sua atuação comercial, e outras, apenas 45%, sendo que possuíam o mesmo portfólio e as mesmas condições comerciais. A diferença de performance manifestava-se claramente nos atendimentos”, explica Hilton Pereira, um dos idealizadores do projeto e diretor Comercial, que  atualmente é gestor de polo parceiro da Unicesumar.

“A ideia do PEC é oferecer um atendimento diferenciado com as mesmas informações a qualquer interessado que entre em um polo da Unicesumar. Seja em Rio Branco (AC), Barueri (SP) ou em Canoinhas (SC). Dessa forma, o conteúdo é o mesmo, aplicado sempre da melhor forma a atender o candidato e sanar todas suas dúvidas, destacando sempre o foco da instituição na qualidade e proximidade com ele”, comenta José Henrique Saviani, também idealizador do projeto e atual head de Expansão.

Atualmente, o PEC está em sua quinta versão e consiste em quatro passos de venda, passando pela história da Unicesumar, apresentando índices de qualidade, metodologia, vantagens da instituição, até a sondagem do real desejo e necessidade do aluno. A construção desse projeto foi ampla, com grande contribuição de diversos colaboradores. “O PEC se inspira em modelos internacionais de atendimento de excelência, como montadoras de automóveis e grandes redes de franquias, trazendo o que há de mais moderno em atuação comercial”, completa Pereira.

A responsável por inscrever o case da instituição no prêmio foi a coordenadora do polo de Maringá, Isabela Quaglia Marques, que ressalta a importância dessa comunicação. “Nosso objetivo não é apenas vender um curso para o nosso candidato. Queremos que ele conheça a história da Unicesumar e entenda que somos uma instituição séria e consolidada, atuando com qualidade no processo de aprendizagem”, comenta.

O PNGE

O objetivo do prêmio é reconhecer as melhores práticas do mercado educacional e compartilhar ações que geram resultados positivos, inspirando outras organizações a colaborarem com a evolução da educação. O PNGE se tornou a premiação mais importante para a gestão educacional brasileira, sendo consagrado como sinônimo da valorização de excelentes desempenhos. Desde 2008, já premiou mais de 110 cases de sucesso, reconhecendo trabalhos de instituições de ensino básico e superior do norte ao sul do país.