UniCesumar é pentacampeã nos Jogos Universitários do Paraná

Foram 15 medalhas por modalidade e 117 nos esportes individuais; atletas miram agora os Jogos Universitários Brasileiros, em Brasília.

A UniCesumar é novamente a campeã absoluta dos Jogos Universitário do Paraná. Foram 10 medalhas de ouro e quatro de prata e uma de bronze por modalidade. É o pentacampeonato da instituição que venceu em 2016, 2017, 2018 e 2019. As competições ocorreram sábado (28/08) em quatro municípios da região centro-norte do estado. Devido à pandemia, os jogos em 2020 foram cancelados.

Nos esportes individuais, a UniCesumar se destacou no judô (12 medalhas de ouro,  5 de prata), atletismo (24 ouro, 11 prata, 3 bronze), natação (31 ouro, 14 prata e 7 bronze) e karatê (10 de ouro). A delegação da universidade foi formada por 170 atletas além de dirigentes, técnicos e coordenadores.

Quem vibrou muito com o excelente resultado foi o coordenador de Esportes da UniCesumar, Kelvis Walliton Willians Macedo. “Estamos num crescente. Desde 2016 não somos ameaçados”, comemora.  Além das recentes conquistas, os campeões têm vagas garantidas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) que serão realizados entre os dias 10 e 18 de outubro em Brasília.

Kelvis credita o sucesso aos investimentos da UniCesumar no esporte. Parte dessa captação de atletas de nível nacional e até internacional se deve ao estímulo ao estudo, por meio de bolsa-atleta ou descontos nas mensalidades. “Os atletas nos procuram devido à qualidade do ensino da UniCesumar, além da possiblidade de participar de equipes de excelência”, analisa.

Os atletas da UniCesumar são do nível da nadadora Alessandra Marchioro, 28 anos, estudante de Educação Física. Ela é medalhista de mundial, recordista sul-americana, top três do Brasil, campeã estadual e Sul-brasileira. Ela espera ir pros JUBs se o calendário de competições deixar. “Gostaria de voltar a representar a UniCesumar. Foi muito emocionante”, resume a vencedora de cinco medalhas de ouro nos Jogos.

Outra estudante de Educação Física, Bárbara Heiss Antunes, 25 anos,  foi  campeã no  voleibol feminino. “Nosso time confirmou o favoritismo. Agora nossa preparação e expectativa está sendo para os JUBs. Temos um time com grandes chances de ganhar uma medalha em nível nacional”.  É o terceiro ano consecutivo que Bárbara representa a UniCesumar nos Jogos Universitários do Paraná. Ela diz ser uma honra representar uma instituição que é referência na educação e no esporte.

Outra atleta de alta performance é Uhuru Rocha, campeã no 400 metros rasos e no revezamento misto 4 por 4 . Ela também foi vice-campeã nós 800 metros rasos. Agora Uhuru está focada na competição em Brasília. “Até lá, vou esperar a convocação, apesar de já ter índice para participar. Com a união dessa equipe podemos chegar ao pódio”.

A UniCesumar ainda brilhou na categoria “acadêmica”, criada para premiar os melhores trabalhos acadêmicos das universidades por meio de uma banca de avaliadores. O vencedor foi o estudante de medicina Lucas Marques,23,  que defendeu o trabalho intitulado “A importância da atividade física no contexto da pandemia do Covid-19”.  Marques argumenta  que as atividades  - quando bem orientadas -  servem de prevenção para muitas doenças.

A realização da 60ª edição dos Jogos Universitários do Paraná marcou  a retomada dos jogos oficiais de rendimento no estado. Participaram 50 equipes de 11 universidades.  Foram sete modalidades: basquetebol, futsal, handebol, judô, natação, atletismo e voleibol.  Tudo foi realizado em um único dia, devido aos cuidados com os protocolos sanitários em virtude da covid-19.

Os Jogos Universitários do Paraná são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte em parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários e neste ano contou com o apoio das prefeituras dos municípios de Apucarana, Arapongas, Cambira e Jandaia do Sul.

Resultados finais por modalidade

ACADÊMICO

UNICESUMAR (CAMPEÃ)

VOLEIBOL