UniCesumar e Prefeitura firmam cooperação técnica

Alunos do curso de Agronomia vão realizar atividades, no Parque do Japão, como paisagismo e projetos de pesquisa

O reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, assinou na manhã desta quarta-feira, 16, em parceria com a Prefeitura de Maringá, o termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de atividades práticas dos alunos do curso de Agronomia no Parque do Japão.

A celebração do convênio foi assinada pelo vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora e também pela diretora do Parque do Japão, Maria Lígia Guedes. Também estiveram presentes, na cerimônia, o presidente da mantenedora UniCesumar, professor Cláudio Ferdinandi, o presidente da Câmera de Vereadores, vereador Mário Hossokawa, o vice-presidente do Conselho do Parque do Japão, Armando Emori, o secretário de Serviços Públicos, Vagner de Oliveira, além de servidores públicos, professores, coordenadores e alunos de Agronomia da UniCesumar.

De acordo com o reitor o convênio vai contribuir positivamente com a formação prática dos alunos. “Paisagismo, por exemplo, é uma profissão de alto nível que exige demanda de mão de obra especializada, e essa parceria representa o espírito de disciplina e comprometimento que temos com o desenvolvimento da cidade e de nossos alunos. Essa cooperação técnica irá multiplicar os resultados da união de conhecimentos teóricos com as atividades práticas que os acadêmicos estarão realizando aqui neste belo parque”, destacou.

O vice-prefeito Edson Scabora, também salientou a importância da parceria. “A administração municipal tem o propósito de manter sempre uma gestão aberta a parcerias que contribuam para o desenvolvimento e preservação das belezas da cidade. Este convênio com os acadêmicos de Agronomia da UniCesumar poderá, futuramente, se tornar também uma valiosa parceria para os cuidados que todos devemos ter com a preservação do paisagismo de nossas praças”.

Segundo a diretora executiva do Parque do Japão, Maria Lígia Guedes, “a área possui 100 mil m2, e aproximadamente 60 mil m2 é composto pelos jardins do Parque. O espaço ainda conta com cerca de 800 plantas de diferentes espécies, tendo até mesmo espécies raras; além das carpas, que são peixes originais do Japão”.

O presidente da Câmara Municipal de Maringá, vereador Mário Hossokawa, parabenizou “o efetivo empenho de manter o Parque do Japão como referência turística”. O coordenador do curso de Agronomia da Unicesumar, professor Edison Schimidt Filho, explicou que as atividades realizadas com os alunos no local, “servirão de estágio curricular supervisionado, além de colocar em prática os projetos de iniciação científica, de pesquisa de graduação e pós-graduação e a realização de trabalhos de conclusão de curso”.