UniCesumar é sede do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação

Durante o encontro, reitor Wilson de Matos Silva ressalta a importância do debate sobre a inovação tecnológica

A UniCesumar é sede da 11 ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI), que teve início na manhã desta quinta-feira (18/11) no Auditório D. Guilhermina.  Nesta edição, o tema escolhido foi “Sociedade Digital para o Desenvolvimento Sustentável”.  O evento prossegue nesta sexta-feira (19/11) com diversas mesas redondas.  O Congresso também é transmitido pelo site oficial do evento (ciki.ufsc.br).

A abertura contou com a participação do anfitrião Wilson de Matos Silva, reitor da UniCesumar, além de reitores Fábio Hernandes (Unicentro), Julio César Damasceno  (Universidade Estadual de Maringá), do pró-reitor Marcis Ventura Faria  (Universidade Federal de Santa Catarina), além do coordenador Emérito do CIKI, Paulo Selig.  A palestra de abertura foi com Ramiro Wahrhaftig, diretor Presidente da Fundação Araucária.

As entidades envolvidas no Congresso fazem parte de uma rede de Mestrado de Produção do Conhecimento, conforme ressaltou o reitor da UniCesumar. “É uma rede muito importante. Teremos muitos trabalhos presenciais e online. É uma produção de conhecimento envolvendo várias universidades para criar um bem maior para a humanidade. É o esforço de cada um para um mundo melhor”.

O reitor da UniCesumar lembrou que a velocidade da tecnologia tem que ser acompanhada e não há mais volta.  “Eu nasci na época que nem sequer tinha televisão e hoje já estamos com a tecnologia do 5G. Quando eu era estudante universitário, um computador enchia uma sala de 300 metros quadrados. Hoje um celular tem muito mais capacidade. Vivenciamos a realidade aumentada, um  mundo fantástico digital graças a esses trabalhos que ocorrem num Congresso desse nível. E a UniCesumar é uma indutora da inovação”.

Nesta edição, o evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) da UniCesumar.  O objetivo é criar dentro do ambiente virtual um espaço de interação entre pesquisadores, com discussões sobre teorias, metodologias, técnicas, ferramentas e experiências para o desenvolvimento e a aplicação de engenharia, mídias do conhecimento e inovação.

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, professor de Mestrado em Gestão do Conhecimento da UniCesumar, um dos organizadores, ressaltou a importância dos encontros: “a gestão do conhecimento é algo para ser compartilhado entre as instituições. Congressos desse nível servem para apresentar ideias e soluções”, explicou.

O CIKI é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Já passou por Brasil, Espanha, Equador, Colômbia, México e Panamá. Participam pesquisadores de todo o Brasil e da América Latina.

No período da tarde, em modo virtual, ocorreram as Sessões de Networking & Coprodução.  O primeiro tema foi “Iniciativas práticas da Gestão do Conhecimento: oportunidades do setor de software da região de Maringá“.  A coordenação foi do professor da UniCesumar, Nelson Tenório que dividiu a mesa com as professoras Steffi Aline Stark Becker e Danieli Pinto, ambas da mesma instituição.

“Discutimos nossas experiências e o que é necessário para a implantação de um setor de gestão de desenvolvimento em empresas de softwares. Ainda falamos sobre o “Selo UniCesumar de Excelência de Gestão do Conhecimento - Segmento Ti”  e  a importância do que ele pode representar para as empresas da região”, adiantou Tenório.

PROGRAMAÇÃO SEXTA-FEIRA

Nesta sexta feira (19/11) , às 8h30, uma mesa redonda virtual vai debater o tema “Educação Digital na Pós-Graduação”  com os conferencistas João Alvaro Carvalho (Universidade do Minho),  Neri dos Santos  (EGC/UFSC e Instituto Stela) e César Sánchez-Olavarría (Universidad Autónoma de Tlaxcala). Moderação de Roberto Pacheco (UFSC).

O final da manhã termina com a mesa redonda sobre “Cultura empresarial en la era digital”  com Raffaelle Trapasso (França); Michel Galván (México) e Eysel Adolfo Chong (Panamá) e Fernando Daniels  (moderador). No período da tarde haverá sessões paralelas, apresentações de trabalhos e lançamentos de livros científicos.