UniCesumar Empresarial completa 20 anos

Por meio do projeto formado por consultorias juniores, Instituição viabiliza aprendizado prático aos alunos desde o início da jornada acadêmica

Uma das características mais marcantes da metodologia da UniCesumar é a inserção dos alunos em atividades práticas desde os primeiros anos de graduação. Uma dessas iniciativas é a UniCesumar Empresarial, que completou 20 anos na última sexta-feira (17).

Atualmente, o projeto é composto por quatorze consultorias juniores que contemplam as áreas de exatas, humanas e saúde. Há desde iniciativas focadas nos cursos de Medicina Veterinária, Psicologia e Nutrição até consultorias dedicadas às áreas de Moda, Engenharia Civil e Publicidade e Propaganda.

Segundo a coordenadora do projeto, Fabiana Azevedo, esse é um momento de muita alegria e orgulho – especialmente para ela, que ingressou na UniCesumar Empresarial como aluna, em 2000. “Hoje, estou à frente deste importante Centro de Empreendedorismo, conduzindo muitos alunos a vivenciarem experiências práticas da profissão escolhida e a se tornarem empreendedores da sua carreira e vida”, enfatizou.

Um dos professores pioneiros do projeto foi Dr. Reginaldo Carneiro, que hoje é coordenador dos cursos de Administração e Gestão da UniCesumar. Na época, ele era responsável por orientar os alunos da consultoria júnior de Administração – entre eles, Fabiana.

Para Reginaldo, em vinte anos de história, as consultorias se tornaram muito abrangentes. “De alguns poucos cursos que começaram isoladamente naquela ocasião, hoje temos o envolvimento de muitas áreas, o que proporciona robustez e solidez perante a sociedade. É perceptível um projeto sendo iniciado em uma área e requisitado por outra especialidade. Essa interdisciplinaridade é fantástica e fundamental no processo de aprendizagem do nosso aluno”, pontou.

Atualmente, uma das estudantes que têm a oportunidade de vivenciar a prática da profissão ainda durante a faculdade é Thais Rampasi, aluna do 4º ano de Arquitetura e Urbanismo que faz parte da Projecta Consultoria Júnior desde o início da graduação. “Estar no projeto é poder vivenciar a experiência prática do mercado de trabalho, sob a orientação de um professor ou tutor. Trabalhamos em equipe, temos responsabilidades, tomamos decisões, definimos metas e objetivos para alcançar essas metas.”

A decisão de fazer parte da UniCesumar Empresarial mostrou-se acertada, uma vez que Thais reforça a importância do projeto como uma oportunidade de reforçar práticas e competências. “Estamos sendo preparados para o mercado de trabalho e ganhamos experiências únicas. Com certeza chegarei ao mercado de trabalho melhor preparada”, declarou.

O próprio professor Reginaldo enxerga isso como um amadurecimento essencial para a vida do estudante. “Quem participa do projeto tem interesse e vislumbra na consultoria uma oportunidade prática para se lançar no mercado. É o aluno que, sinceramente, pretende se qualificar com algo a mais e aproveita esta condição para galgar novos horizontes. Fico muito feliz por constatar que a UniCesumar Empresarial tenha, de fato, um valor agregado na vida acadêmica dos alunos”, comemorou.