UniCesumar entrega doações de alimentos a imigrantes e refugiados

Alunos do curso de Servente de Obras receberam mais de 300 quilos de alimentos arrecadados na Festa Junina do Colégio Objetivo

A UniCesumar, por meio do departamento de Responsabilidade Social, entregou no último sábado (20/07) mais de 300 quilos de alimentos aos 34 alunos do curso de Servente de Obras para imigrantes e refugiados oferecido pela instituição. As doações foram arrecadas durante a Festa Junina promovida pelo Colégio Objetivo no mês de junho. A ação faz parte do Programa de Apoio aos Imigrantes e Refugiados da região metropolitana de Maringá, desenvolvido pelo Instituto UniCesumar e a UniCesumar.

Outro curso oferecido para imigrantes é o de Conserto e Costura que acontece às terças e quintas-feiras. Os alunos participantes também foram beneficiados com doações de kits de edredons.

Com essas ações, a UniCesumar tem como objetivo ajudar e dar suporte aos imigrantes recém-chegados no Brasil e ainda possibilitar a inserção no mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora do departamento de Responsabilidade Social da UniCesumar, Francieli Muller, imigrantes e refugiados são pessoas que chegam em nosso país fragilizadas e a maioria se encontra em situação de vulnerabilidade social. “Contribuições como essas vêm para minimizar os impactos que esta população sofre”, reitera Francieli.

A coordenadora ainda reforça que a UniCesumar e o Instituto UniCesumar, por meio do Programa de Apoio aos Imigrantes e Refugiados, se mostram ativos na promoção de ações que beneficiam tal grupo vulnerável. A instituição de ensino já ofereceu aulas de português para imigrantes em 2016 e, nos últimos dois anos, realizou os cursos de Corte e Costura, Servente de Pedreiro e Culinária. Para estrangeiros que desejam cursar o ensino superior, a UniCesumar também oferece bolsas de estudo.

Em 2018, foi a Associação dos Estrangeiros Residentes na Região Metropolitana de Maringá (AERM) a beneficiada com as doações arrecadadas no Colégio Objetivo e em outras ações como o Jogo das Estrelas.