UniCesumar entrega reforma da ala psiquiátrica da UBS Aclimação

Atendimentos serão ampliados até às 21h; Atualmente, são realizados 180 por mês e a expectativa é que subam para 240 por mês já em março

A UniCesumar, por meio da reitoria de graduação, entregou a reforma da ala da Psiquiatria da UBS Aclimação (localizada dentro do campus), reafirmando seu compromisso com a saúde da população, principalmente no tocante à saúde mental. A partir de março deste ano, portanto, os atendimentos serão ampliados até às 21h. Anteriormente, aconteciam até às 17h. Atualmente, são realizados 180 atendimentos por mês e a expectativa é que subam para 240 atendimentos por mês, quando iniciarem as consultas. Todos as consultas são encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que faz a distribuição dos casos por toda a rede que atende o município.

Para que a ampliação fosse estendida, o número de ambulatórios também aumentou para 8 atendimentos simultâneos. Ao lado de cada uma, há uma sala de observação, na qual ficam professores e restante dos alunos para realização da ausculta de duas salas ao mesmo tempo. “Além da reforma proposta na ala da psiquiatria ocorreu com os seguintes objetivos: ampliação dos espaços de aprendizado dos alunos (que antes ficavam no corredor e atualmente ficam em confortáveis salas); alunos e professores agora conseguem realizar escuta de duas salas, o que consequentemente aumenta o aprendizado e discussão de casos; e ampliação de espaço físico e número de atendimentos especializados”, explica a coordenadora do curso de Medicina da UniCesumar.

Segundo ela, o ambulatório psiquiátrico da IES faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade de Maringá e, para ser inserido nessa rede, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) precisam buscar atendimento inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ou Emergências Psiquiátricas, conforme necessidade. “Os profissionais desses locais irão realizar os atendimentos e manejos iniciais, encaminhando aqueles pacientes estratificados que necessitam de seguimento especializado através da regulação municipal da Secretaria de Saúde de Maringá”, explica.

Todos os alunos e professores que atendem no ambulatório são do curso de Medicina da instituição. A graduação em Medicina da UniCesumar atua com a metodologia Problem Based Learning (PBL), que prepara o estudante para a vivência profissional que terá na área de Medicina, ao mesmo tempo em que tem convênios com instituições de saúde, como UBS’s e unidades de saúde pública e privadas.

MKT03602MKT03568MKT03575MKT03585