Unicesumar
Unicesumar

UniCesumar estimula o bem-estar dos alunos

Programa Deixa Fluir prevê uma série de ações e atividades para estimular o aluno a buscar hábitos e rotinas de saudáveis para o corpo e a mente

 

O que te faz feliz?  O que emana de você? O que te faz ter gratidão?  Essas e outras questões dão início ao Deixa Fluir, um programa permanente da UniCesumar para acolher e abrir caminhos de autoconhecimento e promoção de novos hábitos para manutenção de uma vida saudável.

O lançamento do programa foi na quarta-feira (08/09) em uma live no canal da UniCesumar no YouTube e contou com a participação de Andrea Borim, pró-reitora executiva de ensino presencial da instituição. Toda quarta-feira haverá um episódio novo, às 18h, na página Deixa Fluir da UniCesumar (https://deixafluir.unicesumar.edu.br/). Nesta quinta (09/09), excepcionalmente, vai ao ar o episódio “Presentificação” com a psicóloga Maria Estela, também no mesmo horário.

O Deixa Fluir prevê uma série de ações a fim de desenvolver e oferecer conteúdo e atividades que estimulem o aluno a buscar hábitos e rotinas de cuidado com a mente e o corpo durante a vida acadêmica e profissional. Tudo para manter o corpo e a mente sã.

O exemplo veio da pró-reitora.  Em um vídeo, Andrea mostrou o seu hobby principal, a apartação. O esporte é uma modalidade equestre de trabalho, onde o cavalo e a cavaleiro são julgados pela capacidade, habilidade e controle do rebanho.  No vídeo, Andrea apresentou a linda égua Enjoy de cinco anos que a acompanha nas competições e já subiu ao pódio logo na primeira apresentação.

“É um esporte que nos exige e ensina muito. Trabalha o nosso emocional, tira a tensão, nos ensina sobre liderança, nos prepara para enfrentar desafios, auxilia a vencer os medos, a lidar com as frustrações, a aprender e a aceitar nossas limitações”, resumiu a pró-reitora, lembrando que há 20 anos tem participado de competições.

Andrea lembra que tudo começou como uma terapia, após a perda do avô, um apaixonado por cavalos e autor de uma frase que a pró-reitora guardou para si durante toda a vida: “Se você realmente quer, nunca aceite que digam que você não pode ou que não consegue. Se realmente quiser, basta dedicar”.

CONTEÚDO

Além da pró-reitora, o Deixa Fluir conta com a participação de professores, coordenadores e profissionais de eventos e de marketing da UniCesumar a fim de gerar conteúdos semanais e dicas por meio de podcast, sugestão de livros, vídeos e tudo que representa uma vida mais leve, autoconhecimento e bem-estar.

Na página do Deixa Fluir, os alunos da graduação e da pós-graduação vão encontrar tutoriais, podcast, lives e ações de promoção às práticas de autocuidado e o desenvolvimento de novos hábitos fundamentados em três subtemas:  Deixa Fluir o Autoconhecimento,  Deixa Fluir o Bem-estar e o  Deixar Fluir o Sabor da Vida.

O Deixa Fluir o Sabor da Vida, os professores vão ensinar técnicas simples para o preparo de bons pratos. No Deixa  Fluir  Autoconhecimento, serão apresentados temas como promoção da saúde mental, autoconhecimento e outros. Já o Deixa Fluir o Bem-estar, especialistas vão dar as melhores dicas de cuidados com o corpo.

PRIMEIRO EPISÓDIO

No primeiro episódio do Deixa Fluir, que vai ao ar nesta quinta (09/08), a psicóloga Maria Estela vai falar sobre “presentificação”. O tema se refere à ansiedade e angústia vivenciada pelo indivíduo e que é desnecessária e desproporcional aos problemas vivenciados. “É produzida pela dificuldade de vivenciar o momento presente. Prender-se a problemas passados ou preocupar-se com o futuro não ajuda, só paralisa”, explica a psicóloga.

Ela entende que a pessoa precisa criar ações na direção de objetivos e valores sem deixar de desfrutar das oportunidades que cada  momento traz. “Assim a vida fica mais leve. Basta a cada momento o seu mal... E sua alegria!”, sintetiza.

 

Deixa Fluir - Toda quarta-feira, às 18h,  na página Deixa Fluir da UniCesumar

 ( https://deixafluir.unicesumar.edu.br/)

Hoje (09/09), live sobre “Presentificação” com a psicóloga Maria Estela.

Live do lançamento:

https://www.youtube.com/watch?v=5jgt5xm1wS0

Últimas notícias

Categorias