UniCesumar faz surpresa no Dia Mundial do Livro

A ação foi realizada para alunos, colaboradores e a comunidade que visita o campus

A UniCesumar preparou uma surpresa especial, nesta segunda-feira, 23 de abril, no campus de Maringá, em comemoração ao Dia Mundial do Livro. O objetivo foi incentivar e promover uma nova experiência de leitura para os acadêmicos. A instituição distribuiu diversas caixas de presente, no intervalo dos períodos matutino e noturno. O presente chamado de Caixa do Conhecimento continha dentro: bexigas, um livro e uma dedicatória em nome do reitor, professor Wilson de Matos Silva.

As pessoas que passaram pelas caixas ficaram na expectativa com a mensagem de fora do presente: “Atenção! Elemento de alto impacto: não descarrega a bateria, é compacto, portátil e pode ser usado em qualquer lugar. E mais: transforma a sua vida. Quer saber como? Basta abrir”. Quem abriu as caixas levou para a casa um livro de desenvolvimento pessoal de autores como, Mário Sérgio Cortella, Augusto Cury, Daniel Goleman, Stephen Covey, entre outros.

De acordo com o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, a ação foi muito bem recebida. “Nossa proposta foi justamente proporcionar uma experiência diferente e promover a cultura da leitura e da valorização do livro como instrumento de alfabetização, autoconhecimento, acesso livre ao conhecimento científico, técnico e literário e um rico recurso portátil de experiência e aventura”.

Para registrar o momento em que a Caixa do Conhecimento era encontrada, uma equipe filmava e fotografava a reação das pessoas. “Além das expressões dos alunos, o que nos chamou a atenção foi uma senhora da comunidade, que havia ido dentro do campus para atendimento médico e encontrou o presente. Ela ficou emocionada e elogiou a ação. Nossa intenção era impactar as pessoas, de qualquer idade, por meio do conhecimento, da leitura, por isso, colocamos algumas caixas até mesmo nos pontos de ônibus em frente ao campus”, destaca o vice-reitor.

A aposentada e moradora do Jardim Aclimação, Edite Lourenço Silva Bravo, disse que gosta de ler e que a leitura faz bem para sua mente. “Achei tão importante essa iniciativa que estava indo na portaria para perguntar se poderia levar para ler. Fiquei interessada no livro, pois ler é bom para minha memória”, conta.

O livro foi motivo de comemoração para a aluna do segundo ano de Psicologia, Ana Cláudia Volski. “Fiquei feliz porque encontrei uma caixa com um livro que tem tudo a ver com minha área profissional”.

Toda a ação foi trabalha com o conceito de que o livro é um recurso de conhecimento por si só: não precisa de bateria, energia elétrica ou qualquer tecnologia para que seja desfrutado. Apesar de ser um instrumento de educação milenar, o livro continua sendo esta ferramenta crucial para o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional das pessoas.