UniCesumar firma parceria com Tec Monterrey, universidade referência em inovação acadêmica

Objetivo é que, por meio do diálogo e de um relacionamento sinérgico, as instituições compartilhem conhecimento, transferindo tecnologias e inovações pedagógicas

A cooperação e a parceria em prol de compartilhar conhecimentos e o desenvolvimento mútuo é algo que faz parte da essência da UniCesumar. Com essa premissa, a Instituição decidiu firmar uma parceria com a Tec de Monterrey, uma universidade de referência mundial na implementação de tecnologia e inovação acadêmica. A assinatura do convênio de parceria ocorreu por meio de uma transmissão online nesta quinta-feira (27), às 17h, com a participação de autoridades de ambas as instituições.

A parceria com a universidade mexicana surgiu após contato realizado pela UniCesumar em prol do Cesu 22, um projeto criado na Instituição para promover a discussão sobre inovações acadêmicas a serem implementadas até 2022, com início em 2021. Por meio do projeto, que teve as primeiras reuniões em junho deste ano, a UniCesumar estreitou laços com a Tec Monterrey. Neste sentido, a parceria visa estabelecer uma transferência de conhecimentos que permitirá à UniCesumar acelerar o processo de transformação.

De acordo com o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, esse será um marco histórico para as universidades. “Começaremos esse convênio já utilizando a tecnologia, que é indispensável no mundo atual. Aprendemos que muitos projetos podem ser feitos de forma remota, assim a oportunidade de fazer algo inovador é sempre possível. Estamos muito otimistas e com boas expectativas”, ressalta.

Wilson Matos Filho destaca também que esse será mais um diferencial para quem estuda na UniCesumar. “Nossa preocupação está em sempre buscar inovações e soluções que agreguem à educação de qualidade, e vemos as redes de cooperação como estratégias fundamentais para estar bem posicionado nos players de mercado. E essa parceria com a Tec de Monterrey faz parte dessa rede de cooperação tão necessária para a inovação constante da UniCesumar.”

Para o reitor, professor Wilson de Matos Silva, inovação é a palavra do momento quando o assunto é conhecimento. “Este convênio firmado demonstra como a UniCesumar busca diariamente a inovação, propondo um desafio internacional entre os acadêmicos de nossa instituição e os de Monterrey: o de produzir o conhecimento diariamente. Faz parte da missão da UniCesumar e faz parte da agora nossa nova parceira. É assim que trabalhamos, produzindo o conhecimento através dos gênios que temos nas duas instituições – coletivo.”

UNICESUMAR E TEC DE MONTERREY: SINERGIA ENTRE INSTITUIÇÕES

“Ficou claro para nós que havia muita sinergia entre a Tec de Monterrey e as mudanças que eles estão propondo e implementado com aquilo que o grupo Cesu 22 estava planejando”, explica o diretor de Inovação Acadêmica da UniCesumar, Fábio Reis. “As ações que estamos pensando têm sinergia com o que a Tec de Monte Rey desenvolveu. Foi onde surgiu essa parceria.”

As instituições compartilham outras semelhanças. Assim como a UniCesumar, a Tec Monterrey também possui abrangência em todo o território nacional, possui número expressivo de alunos (são mais de 100 mil estudantes matriculados) e também atua nos segmentos de ensino presencial e a distância.

Atualmente, a Tec Monterrey ocupa o 3º lugar no ranking Times Higher Education da América Latina e o 4º lugar no ranking QS de pesquisa. Neste sentido, a expectativa é incorporar boas referências à UniCesumar, uma instituição brasileira que busca integrar a inovação tecnológica e pedagógica nas metodologias de ensino. Outro detalhe torna o contato entre as duas instituições mais favorável: os dois países com os maiores sistemas de educação privada da América Latina são o Brasil e o México.

Segundo Reis, essa cooperação supõe uma transferência de tecnologias por meio do diálogo. “A UniCesumar está construindo o projeto Cesu 22 a partir de sua identidade e de seu planejamento, mas irá dialogar e cooperar com a Tec, que transferirá tecnologia. É um processo de troca de conhecimento, mentoria e acompanhamento. É um grande benefício para a UniCesumar”, pontua.

PROJETOS INCORPORADOS À REALIDADE

Com iniciativas que vão desde o Startup Garage e o TechSpace ao desenvolvimento de espaços como o InspiraSpace, a UniCesumar cultiva o hábito de possibilitar aos estudantes a chance de, por meio de trabalhos acadêmicos, estar em contato com problemas reais. Essa é mais uma semelhança entre a Instituição e a Tec Monterrey, que implementou um modelo acadêmico sintonizado com a contemporaneidade, com o mercado de trabalho e com as demandas sociais.

Um desses projetos resultantes desse modelo é o “Ensino Baseado em Desafios”. “Por meio dele, os alunos trabalham com projetos que são reais, que precisam resolver as grandes demandas da sociedade. O ganho para a Instituição é essa aliança com uma universidade de renome que, ao mesmo tempo, tem muitas semelhanças com a UniCesumar”, ressalta Reis.

“O desenvolvimento de projetos disruptivos e inovadores é algo que está no DNA da UniCesumar”, pontua a pró-reitora executiva de Ensino Presencial, Andrea Borim. “Por isso, o estreitar de laços com a Tec de Monterrey é algo que solidificará a nossa jornada rumo à inovação, indo ao encontro de tudo que temos planejado e realizado para otimizar as metodologias de ensino na UniCesumar.”