UniCesumar forma a 6ª turma de Medicina

A colação de grau ocorreu na última sexta-feira (22) com a presença dos formandos, pais, familiares, amigos e autoridades

Em uma celebração memorável, os alunos da 6ª turma de Medicina da UniCesumar do campus de Maringá participaram da colação de grau na última sexta-feira (22). Ao todo, 47 formandos receberam o diploma e oficializaram a conclusão da graduação. A solenidade contou com a presença de familiares, amigos, autoridades públicas e da instituição.

A reitora da UniCesumar, professora Solange Lopes, parabenizou os formandos pela belíssima trajetória universitária, ressaltou a importância da ciência, da atuação dos médicos durante a pandemia e dos Laboratórios de Simulação Clínica e Habilidades (SimuLab) da instituição, que possui tecnologia de simulação realística com manequins capazes de simular situações reais com fidelidade.

“Pais, hoje vocês entregam para a sociedade o filho ou filha formado como médicos. Profissionais que aprenderam a atuar e a valorizar o Sistema Único de Saúde, médicos e médicas que estarão aptas a fazerem mudanças no mundo. Obrigada pela confiança. Agora, vocês passam a compor o quadro dos 633 médicos formados pela UniCesumar”, destaca.

“Dever cumprido” é o sentimento que a formanda Thaynara Stevanato definiu para o momento. “Fazer Medicina é uma luta, mas também uma vitória. Só tenho elogios para a universidade. O Simulab é a melhor parte do curso. É  saber o quão preparados saímos para o mercado de trabalho, para as ocorrências da vida real no Pronto Atendimento, justamente pelo o que aprendemos nos laboratórios”, afirma Thaynara.

Paraninfo da turma, Doutor Mauro Pedro da Cunha, ressaltou a emoção pela escolha do nome. “Vocês aqueceram o coração de um velho professor. Hoje é um dia que o ciclo da vida termina. Vocês vão ter saudades da cadeira da universidade, tenha certeza disso. Em compensação, um futuro brilhante espera vocês”, disse.

Para a coordenadora do curso de Medicina da UniCesumar, Ana Maria Moraes, a colação de grau é um momento mágico. “Parabéns a turma. Que tenham muito sucesso e vida longa na profissão. Orgulho ver o crescimento de vocês, como ser humano e como profissional”, afirmou.

Os diplomas foram entregues pelas coordenadoras do internato da UniCesumar, professoras Cinthya Covessi Thom de Souza e Simone Bonafé. Entre os professores homenageados, Arieno Lorenzetti como nome de turma, Natalia Simeão Milan como Patronesse. Também participaram da cerimônia os professores:  Lander dos Santos, Geison Ferreira Mendes, Renan Arthur de Souza, Hassen Ahmed Abdou Nouh Filho, André Ribeiro Nascimento e Maria Fernanda de Baldez da Silva.

Entre as autoridades presentes, o secretário de Saúde de Maringá, Clóvis Augusto de Melo, o representante do Conselho Regional de Medicina, Doutor Ênio Teixeira Molina Filho, prefeita de Mandaguari, Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado, vice-prefeito de Sarandi, Wlademir Garbuggio, presidente da Sociedade Médica de Maringá, Doutor Lucas Savóia.