Unicesumar inaugura campus de 15 mil m² em Ponta Grossa

Obra integra projeto de expansão iniciado que prevê investimentos de R$ 180 milhões

A Unicesumar vai inaugurar no dia 21 de novembro o campus de Ponta Grossa. A obra, iniciada em agosto do ano passado, faz parte do projeto de expansão da instituição que prevê investimentos de R$ 180 milhões na educação presencial e a distância. A nova unidade da Unicesumar tem 67 mil metros quadrados e 15 mil metros de área construída. O investimento foi de R$ 15 milhões na compra do terreno e nas obras. No total são 39 cursos de graduação autorizados pelo MEC. Os cursos de Licenciatura em Química, Tecnológico em Gestão Ambiental e Bacharelado em Engenharia Florestal foram aprovados no último mês de setembro.

Para o reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, a implantação da instituição no município auxiliará na formação de novos profissionais qualificados para os Campos Gerais. “Temos um compromisso de promover a educação de qualidade e formar cidadãos que atuem em uma sociedade justa e solidária. Entendemos a importância desta região para nosso Estado e, por isso, estamos investindo fortemente em grandes estruturas e professores de qualidade para formar novos profissionais nas diferentes áreas do conhecimento”.

De acordo com o diretor do campus de Ponta Grossa, Ludovico Bernardi, há previsão de construir mais 15 mil metros quadrados a partir do próximo ano. Além disso, um anfiteatro com 450 lugares também está em construção. “A Unicesumar contribuiu com a educação e para a melhora da infraestrutura do bairro que atende os estudantes aqui em Ponta Grossa”, afirmou Bernardi. A instituição fez a doação de um prédio de 300 metros quadrados para a instalação de um módulo da Polícia Militar.

A estrutura é formada por mais de 80 salas de aula equipadas e climatizadas. As instalações modernas abrigam 15 laboratórios e biblioteca. O curso de Gastronomia tem um restaurante-escola. O campus possui estacionamento, quadras esportivas, campo de futebol, pista de atletismo, cantina e câmeras para dar mais segurança aos estudantes.

A Unicesumar está posicionada entre os 10 maiores grupos educacionais do país, conforme pesquisa da Hopper Educacional, bem como está classificada pelo IGC 4 (Índice Geral de Cursos), numa escala de 1 a 5 no Ministério da Educação, por seis anos consecutivos. A instituição conta com 90 mil alunos no ensino presencial e a distância, distribuídos em mais de 225 polos de EAD espalhados por todas as regiões do País e nos campi de Maringá, Ponta Grossa, Londrina e Curitiba, que foi inaugurado no início deste ano.

O planejamento da Unicesumar é implantar 250 polos até 2017 e chegar a 160 mil alunos em 2020, com a instalação dos campi em Guarapuava e Arapongas em 2018 e também Campo Grande (MS).