Unicesumar inaugura novo Data Center referência na América Latina

Local recebeu R$ 12 milhões em investimentos e comprova o objetivo de expansão da instituição

Acompanhando o processo de expansão, nesta sexta-feira, 20, a Unicesumar mostrou novamente ser pioneira na inovação tecnológica ao inaugurar o primeiro Data Center com a certificação da Hewlett-Packard Enterprise (HPE), uma das maiores companhias de tecnologia da informação do mundo.

O novo espaço, localizado no Bloco 11 da instituição, em Maringá, tem 250 terabytes de espaço de armazenamento, equivalente a 2.000 vezes o espaço da biblioteca da Unicesumar, que tem aproximadamente 500 mil exemplares, e tem cerca de 6 mil metros de cabos metálicos e de fibra. A nova estrutura também permitirá mais de 30 milhões de acessos simultâneos aos portais da Unicesumar nos modelos de ensino Presencial, EAD e Engenharias EAD, sem comprometer a navegação.

O Data Center Unicesumar conta com mais de R$ 12 milhões em investimentos. Para a instalação da nova área, foram necessárias mais de 4 mil horas de execução.

Com tecnologia de ponta e sistemas de última geração, tais como: Climatização de Precisão, Redundância e Geração Própria de Energia, Proteção contra Inundações, Controle de Acesso por Biometria, Robôs de backup, Storage SSD e mais de 500 servidores, o novo Data Center da Unicesumar representa um marco memorável à continuidade, disponibilidade e segurança dos sistemas de informações da instituição.

Outra novidade é o sistema de Detecção e Supressão de Incêndio Automatizada, que faz a identificação precoce de incêndio, com dispositivos instalados em toda a estrutura e que detectam possíveis incêndios na aparelhagem ou no local, antes mesmo de qualquer chama ou labaredas começarem a queimar. Isso permite que a equipe, através do monitoramento 24x7, busque a melhor solução para evitar a perda de dados e da estrutura.

Ainda assim, caso aconteça algum incêndio ou propagação de chamas dentro do ambiente, o sistema de erradicação das chamas libera o gás que retira as partículas de oxigênio, eliminando em apenas 2 segundos. Este gás não é tóxico ao ser humano e não causa danos ao meio ambiente.

A inauguração do novo Data Center contou com a presença do presidente da Hewlett-Packard Enterprise Brasil, Ricardo Brognoli e diretores da empresa, do reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, do presidente da Mantenedora, Cláudio Ferdinandi e diretores da instituição, além de autoridades das áreas comercial e tecnológica de Maringá.

O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, destaca a importância do Data Center no âmbito estrutural e acadêmico da instituição. “A nova estrutura dará aos nossos alunos a possibilidade de navegar pelas nossas plataformas com mais agilidade. Também, será um espaço de visitação e aprendizagem para os nossos acadêmicos, que entrarão no mercado de trabalho tendo conhecimento do que há de mais moderno na área digital e estrutural”.

O presidente da HPE Brasil, Ricardo Brognoli, elogiou a iniciativa da instituição. “É um grande prazer conhecer a Unicesumar e esta nova estrutura de Data Center, que além de permitir grande melhoria na qualidade do serviço será um local de aprendizado para os alunos. O conhecimento é sempre necessário independente da cultura ou país. Espero que outras universidades sigam este exemplo”.

Papo ADVB

Após a inauguração do novo Data Center da Unicesumar, o presidente da Hewlett-Packard Enterprise Brasil, Ricardo Brognoli, proferiu uma palestra com o tema Inovação.

Inovações Tecnológicas

A inauguração do novo Data Center é mais uma prova das evoluções e investimentos no segmento da tecnologia feitos pela instituição. Anteriormente a Unicesumar já tinha confirmado uma parceria com o Google for Education, que representa um avanço em conectividade e autonomia para alunos e professores, especialmente os de Educação a Distância.

Todas as aulas da EAD passarão a ser transmitidas em full-HD, via player do Youtube embarcado no ambiente virtual de aprendizagem da Unicesumar. Além de melhorar a qualidade das imagens, a parceria possibilitará que sejam desenvolvidos conteúdos educacionais específicos pela Unicesumar e disponibilizados a todos os usuários do Google, ampliando o acesso a informações acadêmicas. “Dessa forma, a Unicesumar está preparada para dar suporte aos seus quase 100 mil alunos e ao seu plano de crescimento estratégico de atingir 180 mil alunos em 2020”, conclui o reitor Wilson de Matos Silva.