Unicesumar inaugura seu 3º polo internacional, agora, no Japão

A Unicesumar, quarta maior universidade do Brasil, inaugurou esta semana seu terceiro polo internacional, agora, na cidade de Yokkaichi, no Japão. A instituição já conta com polos de educação a distância em Dubai, nos Emirados Árabes, e em Genebra, na Suíça. A nova unidade faz parte do projeto de expansão da Unicesumar, que tem como meta alcançar mil polos educacionais nos próximos anos.

Parte desse projeto passa, justamente, pela expansão internacional, que até março de 2021 prevê a inauguração de mais três unidades no Japão, nas cidades de Maebashi, Izumo e Echizen, e em Londres, na Inglaterra.

Há dois anos em expansão para fora do país e com dois polos educacionais estabelecidos, a Unicesumar possui 500 alunos espalhados por Dubai e Genebra. “Com os novos polos, nossa expectativa é que, em um ano, chegue a 1.500 matriculados. E, a médio prazo, a meta é ampliar a atuação para Portugal e Austrália”, destaca o diretor executivo da Unicesumar, James Prestes.

Chegada ao Japão

Dados do Ministério das Relações Exteriores apontam que a população de brasileiros residentes no Japão é cerca de 185 mil pessoas, em sua maioria com idade entre 20 e 59 anos. Segundo Thiago Gimenes Simões, gestor do polo em Yokkaichi, os imigrantes vão para o Japão impulsionados por melhores oportunidades de trabalho e qualidade de vida, porém, poucos possuem ensino superior completo.

Há quatro anos morando no país e trabalhando com educação para brasileiros – infantil e ensino médio, Simões observou a necessidade dos brasileiros darem continuidade aos estudos. “Apesar do Japão não reconhecer o diploma brasileiro, muitos profissionais conseguem uma boa colocação no mercado graças ao conhecimento específico adquirido em um curso superior. Outro forte público de alunos são as pessoas que estão trabalhando no Japão, mas querem retornar para o Brasil. Fazendo o curso superior por aqui, eles já retornam com um diploma e experiência profissional”, afirma o gestor.

No polo de Yokkaichi, a Unicesumar vai ofertar 30 graduações e mais de 90 pós-graduações. Entre os mais procurados, estão os cursos de licenciaturas, como Pedagogia e Educação Física, além de Administração, Ciências Contábeis, Marketing, Tecnologia, Gastronomia e Estética e Cosmética. “Existem, hoje no Japão, mais de 40 escolas brasileiras, então, muitas pessoas procuram pelas licenciaturas para atuarem como professores. A Gastronomia também tem uma forte atuação, onde muitos empreendem na área de alimentação, com a venda de marmitas, bolos e salgados”, explica Simões.

O polo da Unicesumar está localizado em Mie-ken, Yokkaichi-shi, Fuji-cho 8-66.