Unicesumar incentiva a doação de medula óssea com a Campanha AMO

Iniciativa tem o objetivo de envolver alunos, colaboradores e comunidade na causa

A Unicesumar tem compromisso com a promoção da saúde e bem-estar da população. Com essa visão, a Instituição está lançando a Campanha AMO, para incentivar a doação de medula óssea. A ação irá ocorrer entre os dias 5 e 7 de agosto em Maringá e nos dias 6 e 7 de agosto nos demais campi, e faz parte da Semana do Estudante, evento de recepção dos alunos ao novo semestre letivo.

Em Maringá, profissionais do hemocentro estarão na Unicesumar no dia 6 de agosto, das 9h às 16h, para realizar o teste sanguíneo e o cadastramento dos doadores. A ação é aberta ao público, com foco nos colaboradores e alunos da Instituição. Nos outros campi (Curitiba, Ponta Grossa e Londrina), os participantes da campanha serão orientados a irem até o hemocentro do município para realizarem o cadastramento, de acordo com os endereços das imagens em anexo.

Segundo Karina Tomelin, responsável pela Semana do Estudante e Head de Formação Docente e Apoio Discente da Unicesumar, o objetivo da campanha é promover a solidariedade. “A ideia é desenvolver a empatia, o pensar no outro. Nós queremos que os participantes reflitam sobre as dificuldades enfrentadas por quem precisa de um transplante de medula óssea”, explicou.

FLYERS COMPATÍVEIS

Além disso, para estimular ainda mais a solidariedade, haverá o desafio de procurar “flyers compatíveis”, que estarão espalhados pelos campi da Unicesumar. A proposta é que uma dupla dê “match”, ou seja, encontre flyers com o mesmo número. A cada “combinação” registrada nos totens de atendimento, a Unicesumar doará R$ 100 a uma instituição envolvida à causa e uma camiseta para cada membro da dupla.

A ação do “match” é uma forma de fazer as pessoas refletirem sobre a compatibilidade, pois estima-se que a chance de encontrar um real doador de medula óssea compatível na família é de 1 em 100. Já entre pessoas que não são parentes, a proporção é de 1 em 100 mil.