UniCesumar inicia processo seletivo para o Promube

Programa do município de Maringá garante bolsas de 100% e 50% para alunos de baixa renda em instituições privadas; inscrições vão até dia 31 de janeiro

A UniCesumar iniciou nesta segunda-feira (20) o período de inscrições para o processo seletivo do Programa Municipal de Bolsas de Estudos (Promube), da Prefeitura de Maringá. Concorrendo a um total de 495 vagas, os vestibulandos interessados devem se inscrever até o dia 31 de janeiro.

O Promube foi criado pela prefeitura municipal em 2006, com o objetivo de garantir vagas em instituições de ensino privadas a alunos de baixa renda que residem em Maringá. Ao todo, das 495 oportunidades, 175 vagas correspondem a bolsas de 100%, enquanto 320 vagas garantirão desconto de 50% na mensalidade dos alunos.

De acordo com o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, o programa municipal representa uma grande oportunidade para os estudantes que buscam uma educação de qualidade. “A UniCesumar tem como premissa acreditar no poder que a educação tem de transformar a sociedade. Por isso, oportunizar uma graduação para estudantes que não têm condição financeira para arcar com os estudos é uma forma de ir ao encontro disso, garantindo que centenas de pessoas construam um grande futuro profissional”, ressalta.

A legitimidade da inscrição do aluno dependerá de alguns critérios. O estudante deve ter prestado a última edição do Enem, registrado média de 400 pontos e não pode ter zerado a redação. Ele também não pode estar contemplado por bolsas do Prouni, além de ter que comprovar renda de até um salário mínimo e meio (por pessoa da família) para as bolsas de integrais e de até três salários mínimos (por pessoa da família) para as parciais.

Outros critérios incluem que o aluno tenha estudado na rede pública de ensino (ou na rede privada por meio de bolsa de estudos integral), comprove residência em Maringá há pelo menos dois anos e não seja portador de diploma de curso superior. Os demais requisitos podem ser conferidos no edital do Promube.

A inscrição deverá ser realizada no ambiente destinado ao Promube no site da UniCesumar. Os resultados da 1ª chamada serão divulgados no dia 4 de fevereiro, no www.unicesumar.edu.br, e os alunos terão um prazo entre os dias 5 e 10 de fevereiro para comparecerem ao Multiatendimento, no Bloco 11 da Instituição, para fazerem a matrícula.

OPÇÕES EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO

No ato de inscrição, o candidato deverá escolher, em ordem de preferência, até duas opções de curso e turno dentre as bolsas disponíveis. As opções variam entre as áreas de exatas, humanas e saúde, com oportunidades nos cursos de Administração, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Comunicação e Multimeios, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Pilotagem Profissional de Aeronaves, Psicologia e Publicidade e Propaganda.