UniCesumar lança Comitê de Sustentabilidade

Equipe é formada por 11 colaboradores, que terão o objetivo de discutir, criar e implementar ações, processos e objetivos para promover a sustentabilidade

Nesta terça-feira (5), foi lançado o Comitê de Sustentabilidade da UniCesumar. Liderado pelo departamento de Responsabilidade Social, o comitê é formado por uma equipe multidisciplinar de 11 pessoas, com o objetivo de fortalecer e fomentar políticas sociais na Instituição de acordo com a agenda global dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Os membros foram escolhidos estrategicamente para representar cada uma das grandes áreas institucionais (Pedagógico, Gestão, Administrativo, Recursos Humanos, Reitoria, Extensão, Marketing, Planejamento e Educação a Distância). Com a formação do comitê, a proposta é dividir os membros, criando funções e responsabilidades para cada participante. Mensalmente, eles se reunirão para discutir, criar e implementar ações, processos, projetos e iniciativas sustentáveis da Instituição.

O comitê será presidido pelo diretor de Relações Institucionais da UniCesumar, Weslley Matos. “Nós queremos continuar avançando, e esse comitê vai nos ajudar a desenvolver novas ideias no âmbito da sustentabilidade, ampliando nosso trabalho de desenvolvimento por meio da educação. Vamos colaborar na transformação social na vida das pessoas”, declarou Matos.

De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da UniCesumar, Francieli Prado, a sustentabilidade é um tema muito presente nas empresas e na sociedade de modo geral, o que torna natural que as instituições de ensino também abordem essa temática. “O objetivo do comitê é trazer esse tema como algo transversal para trabalhar em todas as áreas, tanto no aspecto pedagógico quanto de gestão. As Instituições de ensino devem responder a necessidade das ODS, definindo objetivos e conteúdos relevantes, introduzindo pedagogias que capacitam os alunos e instigando os colaboradores a incluir os princípios de sustentabilidade em sua estrutura de gestão.”

RESPONSABILIDADES DO COMITÊ

• Assessorar a liderança da empresa em todos os aspectos relacionados à sustentabilidade.
  • Acompanhar e liderar a construção de indicadores e processos internos em procedimentos mais sustentáveis para as pessoas e o negócio como um todo.
  • Analisar e abordar assuntos que representem riscos ou tenham impacto direto nos resultados de longo prazo do negócio e no relacionamento com stakeholders.
  • Preservar a imagem positiva da empresa em relação às práticas sustentáveis, tanto para o público externo como para o interno.
  • Comandar ações e campanhas de engajamento dos funcionários e da comunidade no entorno em relação às práticas sustentáveis.
  • Participar da formulação do planejamento estratégico da empresa, garantindo a inclusão da responsabilidade corporativa na gestão da organização, no desenvolvimento de suas operações.
  • Estimular inovações nos negócios e operações, sempre com foco na sustentabilidade.
  • Avaliar periodicamente o desempenho da empresa em assuntos que se relacionem à sustentabilidade de seus negócios.
  • Assegurar que a empresa esteja cumprindo suas estratégias de forma sustentável, de forma que a organização contribua para o desenvolvimento da sociedade em que está inserida.
  • Promover um ambiente interno de conscientização acerca da sustentabilidade e da inovação social.
  • Contribuir para a elaboração do Relatório Social e de Sustentabilidade da instituição, com a disponibilização de informações, e dados qualitativos e quantitativos.
  • Contribuir no processo de institucionalização dos ODS.