UniCesumar lança curso técnico EAD de Cuidados de Idosos

Profissional terá formação multidisciplinar em saúde, nutrição, psicologia, educação e segurança no trabalho para atuarem no cuidado, assistência e promoção da saúde de pessoas idosas

Os dados do último Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que houve um crescimento de 57,7% no número de idosos no Brasil. O número saltou de 14.081.477, que correspondia a 7,4% da população, para 22.169.101, que corresponde atualmente a 10,9% da população brasileira com mais de 65 anos de idade no país. Com o envelhecimento da população, cresce também a demanda por serviços de saúde e cuidados especializados para idosos que enfrentam desafios de saúde física e mental, além de atenção e cuidados específicos. Com isso, também aumentou a oferta de vagas para o cuidador de idosos, que se profissionalizou nos últimos anos.

Acompanhando as tendências do mercado que se adapta às mudanças demográficas e às demandas sociais emergentes, a UniCesumar se prepara para lançar em dezenas de polos espalhados por todo o país, o curso Técnico em Cuidados de Idosos na modalidade EAD com metodologia híbrida (remota + presencial), que visa capacitar pessoas para atuarem no cuidado, assistência e promoção da saúde de pessoas idosas. O curso irá preparar os alunos para compreenderem as particularidades do envelhecimento da população, as especificidades relacionadas à saúde dos idosos e as melhores práticas para atendimento e cuidado desse público para a promoção da longevidade.

O que faz um cuidador de idoso?

O profissional técnico em Cuidados de Idosos pode acompanhar idosos a serviços previdenciários, de assistência social e de saúde; administrar medicação oral e tópica conforme prescrição médica; auxiliar a pessoa idosa nas atividades básicas e instrumentais da vida diária; cuidar de pessoas idosas, dependentes ou independentes, nos aspectos físico, mental, social e cultural; estimular atividades ocupacionais e de lazer; identificar situações de urgência e necessidades de primeiros socorros; promover o envelhecimento ativo e a saúde funcional; promover os direitos e a dignidade da pessoa idosa; realizar atividades de promoção da saúde e cuidados; recomendar adequações ambientais que previnam acidentes; zelar pela autonomia do idoso e melhoria da qualidade de vida.

O curso

Dentre algumas novidades do curso estão o enfoque multidisciplinar, abrangendo disciplinas como saúde, nutrição, psicologia, educação e segurança no trabalho. Além disso, o curso é todo voltado ao atendimento humanizado, priorizando disciplinas como Psicogerontologia e Assistência ao Idoso e Atendimento Humanizado em Saúde, que destacam a importância do respeito, empatia e comunicação eficaz no cuidado com os idosos e promovem uma abordagem mais humanizada e centrada no paciente. O profissional estará habilitado a trabalhar em locais como Centros de Convivência, Centros-dia e Hospitais-dia, Instituições de Longa Permanência para Idosos, Instituições de Saúde, Serviços de Cuidado Domiciliar, Profissional Autônomo.

O curso técnico EAD de Cuidados de Idosos conta com metodologia híbrida, na qual os alunos estudam onde preferirem por meio dos materiais com diversos recursos pedagógicos, adequando seus horários para melhorar sua performance de aprendizagem. Os estudantes acessam suas disciplinas por meio de uma plataforma e encontram em seu livro digital conteúdos teóricos e práticos, videoaulas síncronas chamadas de presencialidade conectada, e aulas conceituais gravadas, podem participar de fóruns de discussão, realizar atividades on-line, e interagir com professores mediadores. Os alunos também participam de práticas presenciais ao final de cada módulo no polo de apoio presencial, nas quais realizam atividades, interagem e tiram dúvidas com tutor facilitador e colegas.

Unrecognizable,Female,Expressing,Care,Towards,An,Elderly,Lady,,Hugging,Her