Unicesumar lança livro com apoio ao empreendedorismo

Foi lançado ontem à noite, em solenidade no Salão de Reunião do Bloco Administrativo, o volume I do livro "Empreendedorismo sob a ótica da interdisciplinaridade", uma coletânea de artigos de alunos e professores da Unicesumar. A publicação faz parte do projeto "Meu Primeiro Livro", apoiado pelo Sebrae por meio do programa "Educação Empreendedora".

No evento estiveram presentes o reitor Wilson de Matos Silva, o pró-reitor de Ensino, Valdecir Simão, o gerente do Sebrae Noroeste do Paraná, Luiz Carlos Silva, além dos organizadores do livro, Fabiana Cristina de Azevedo Picanço, Reginaldo Aparecido Carneiro e Tânia Regina Periotto, autores, familiares e diretores da instituição.

A obra conta com dez artigos e tenta demonstrar as diferentes perspectivas e aplicabilidades do tema  nas diversas áreas do conhecimento. O conteúdo aborda o empreendedorismo sob a ótica de gestão, perpassando por questões que vão desde as características inatas de um empreendedor até a utilização de um plano de negócio a partir de uma visão empreendedora.

O empreendedorismo atrelado ao mundo feminino, à gestão educacional, ao agronegócio e até mesmo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TUC) é analisado na obra.

Conforme os organizadores, o objetivo é demonstrar ao leitor a amplitude do assunto "empreendedorismo" relacionado às diversas áreas do conhecimento. "Apesar do crescente interesse pelo tema, no Brasil ainda há muito a avançar nessa área. Por isso, abraçamos a oportunidade de  ampliar o assunto dentro da universidade com o apoio financeiro que o Sebrae nos ofereceu",  disse Fabiana Picanço.

Para o gerente do Sebrae Luiz Carlos da Silva,  o livro materializa parte do conhecimento gerado pelo programa Educação Empreendedora. "Esse livro tem tudo a ver com esta universidade que valoriza tanto o empreendedorismo. Ficamos satisfeitos que tenham participado do projeto", afirmou.

O reitor Wilson Matos reforçou a ideia de desenvolver o empreendedorismo dentro da universidade. "Buscamos arraigar essa cultura dentro da Unicesumar, visando que nossos alunos saiam daqui também empreendedores e não só preparados para o emprego no mercado de trabalho. É papel da universidade ampliar a visão das pessoas", disse ele.

A distribuição dos 1.000 exemplares produzidos será gratuita. Uma versão online ficará disponível no site da Unicesumar com livre acesso para os interessados.