Unicesumar
Unicesumar

Unicesumar lança novo modelo de ensino de engenharias e arquitetura

Ponta Grossa será uma das primeiras cidades brasileiras a receber os novos cursos da Unicesumar

A Unicesumar uniu o melhor da educação a distância e o melhor da formação presencial para criar o primeiro EAD de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O novo modelo já é apontado por especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país.

Serão oferecidos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo.

O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, afirma que este é um investimento no futuro do Brasil, especialmente nos setores que mais demandam por profissionais qualificados para o desenvolvimento do país: energia, telecomunicações e tecnologia. “Reinventamos a forma de ensinar Engenharia e Arquitetura e Urbanismo porque temos tradição em educação e qualidade de ensino”, destaca.

O novo modelo nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil que, juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje no país. “Nossa inquietação inicial foi a alta evasão escolar, a má qualidade da maioria dos cursos existentes - uma calamidade - a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem próximo”, conta o professor Aécio Lira, coordenador do projeto.

De acordo com o pró-reitor de EAD da Unicesumar, William de Matos Silva, a iniciativa da Unicesumar une uma metodologia inovadora que oferece “qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, material didático próprio e estrutura física que oferecerão salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas”, ressalta.

Lançamento em Ponta Grossa

A Unicesumar em Ponta Grossa lançará oficialmente o modelo de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo EAD dia 13 de dezembro, às 19h30, no campus localizado na Rua Desembargador Westfalem, 60 - Oficinas. Na oportunidade, estará presente o ex-professor de engenharia da UNESP e doutor em engenharia de produção pela POLI/USP, Vagner Cavenaghi, que irá proferir a palestra “Novas diretrizes nacionais para as engenharias para sua melhoria e fortalecimento”.

Cavenaghi, que atualmente é o diretor administrativo financeiro da Associação Brasileira de Educação em Engenharia, afirma que o ambiente da sala de aula nos cursos de graduação em Engenharia está em constante modificação nas melhores instituições de ensino no Brasil e no mundo. “Nos últimos 10 anos, pode-se observar avanços positivos e experiências inovadoras se comparado ao início do ambiente herdado do século XX”, explica.

Segundo ele, instituições públicas e privadas experimentam e consolidam métodos de ensino-aprendizagem presencial e não presencial, buscando uma nova identidade na formação de engenheiros melhor preparados para os desafios do mundo profissional para o desenvolvimento do nosso país.

“A Unicesumar, sensível a essa tendência de repensar o modelo educacional do século XXI, não economizou esforços e criou uma proposta de formação de engenheiros e arquitetos, disponibilizando para a sociedade brasileira o novo modelo de ensino. O Brasil necessita de transformações estruturais por meio de engenheiros melhor qualificados. A Unicesumar reinventa o ensino para que os alunos egressos de seus cursos de engenharia e arquitetura transformem o mundo”, conclui.

Como funciona o Engenharias e Arquitetura e Urbanismo EAD da Unicesumar

A semana de aula está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias de autoestudo, um dia de aula ao vivo (transmitida via ambiente on-line), dois dias de encontros presenciais no polo e/ou de prática laboratorial, também no polo. Todas as atividades presenciais terão controle de frequência de no mínimo 60% de presença. A sala de aula é invertida. Antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, pratica os conceitos aprendidos. Depois das aulas, o aluno revisa o conteúdo e estende seu aprendizado.

Os interessados nesse modelo podem encontrar mais informações no www.unicesumar.edu.br/hibrido. As aulas se iniciam em fevereiro de 2018.

Mais informações:
Polo Unicesumar Ponta Grossa
Rua Desembargador Westfalem, 60 - Oficinas - Ponta Grossa - PR
(42) 3700-2250 / 0800 600 6360

Últimas notícias

Categorias