Unicesumar lança plataforma de Microscopia Digital

Antes, o que só podia ser visto através de um microscópio físico, agora pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel com imagens em alta qualidade

Microscopia Digital-UnicesumarVocê consegue imaginar o que é essa imagem ao lado? Pode não parecer, mas isso é uma raiz de Zea Mays em corte transversal, ou, simplesmente, a raiz de um milho. Essa imagem faz parte dos 240 Laminários da Microscopia Digital Atlas – mais uma ferramenta desenvolvida pela área de Design Educacional da EAD Unicesumar, que beneficiará cerca de 12 mil alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Podologia, Estética e Cosmética, Terapias Integrativas e Complementares, Produção Cervejeira e Segurança Alimentar.

A Microscopia Digital Atlas funciona como um laboratório virtual, podendo ser acessado de qualquer lugar, através de um dispositivo móvel ou computador com acesso à internet. Antes, o que só podia ser visto através de um microscópio físico, com a nova ferramenta, torna-se visível em alta qualidade, acompanhado de descrições e referências utilizadas no mesmo material, com muito mais informações.

A ferramenta auxiliará o aluno no estudo em sala de aula e nas atividades extraclasse, possibilitando melhoria na compreensão das disciplinas, além de tornar as aulas mais produtivas e dinâmicas. O acervo contempla histologia geral, humana, animal, botânica, entre outros.

“O ganho para o aluno é imensurável. A utilização de imagens digitalizadas permite redução no tempo laboratorial, facilita a apresentação da mesma imagem para um grupo maior de alunos e contribui para a discussão pedagógica. O acadêmico tem um laboratório completo em suas mãos”, explica Débora Leite, diretora de Design Educacional.

É uma forma inovadora, prática, eficiente e segura dos alunos terem acesso às necessidades de suas pesquisas. “Estamos possibilitando autonomia e os recursos necessários para que os estudantes desenvolvam as habilidades e competências requeridas para uma futura prática profissional de sucesso”, completa o coordenador do curso de Ciências Biológicas, Gustavo Affonso Pisano Mateus.

A Microscopia Digital Atlas estará disponível para os estudantes a partir do ano letivo de 2020.