UniCesumar lança portal para consulta pública de diplomas

Site será utilizado para o combate à falsificação e reconhecimento de validade do documento

Com o objetivo de dar transparência e disponibilizar ao público externo a consulta e validação de todos os diplomas, a UniCesumar, atendendo à Portaria 1095 do MEC, de outubro de 2018, lança nesta segunda-feira (29), o Portal de Consulta Pública de Diplomas Registrados. A ferramenta facilitará o trabalho de empregadores, órgãos públicos e conselhos de classe profissional na validação de documentação recebida de profissionais.

Os documentos disponibilizados no site serão referentes aos alunos egressos. A consulta auxiliará o processo de contratação e emissão de carteirinhas profissionais. Para realizar a verificação, é preciso ter em mãos os documentos do diplomado, que são o número do CPF junto com a Data de Nascimento ou o Número do Registro do Diploma junto com o RG.

Essa iniciativa proporcionará agilidade no processo de consulta sobre os alunos diplomados. Até então, o processo burocrático para a realização destas solicitações era demorado e exigia uma série de ações. Com o novo portal, a transparência será realizada com segurança e foco na facilitação do caminho percorrido pelas entidades solicitantes.

Segundo a gerente responsável pela elaboração do projeto, Franciele Zabloski, o portal foi pensado cuidadosamente para que os dados dos alunos sejam preservados, mas sem comprometer a transparência necessária para a pesquisa de validade dos diplomas. “Essa consulta tem requisitos para acesso, porque se colocarmos aberto, fica muito fácil as pessoas usarem os dados do aluno para falsificar um documento. Por isso, personalizamos a busca, deixamos mais segura a consulta, mediante apresentação de documentos necessários”, alertou a gerente que sem os números dos documentos, não há como realizar a busca.

Ainda de acordo com Franciele, os alunos também ganham com a nova iniciativa da instituição. “Nosso aluno terá a segurança da transparência no processo de registro do seu diploma e a disponibilidade de consulta para fins de registro em Conselhos Profissionais, além da validação para empregadores”.

SERVIÇO

O serviço do Portal de Consulta Pública de Diplomas Registrados já está disponível. Interessados, podem realizar as consultas públicas no link.

58383706_2480057552027197_3344814470202392576_n