UniCesumar lança serviço para atendimento jurídico à comunidade

A Clínica Jurídica já é realizada em Maringá e será estendida para todos os campi da Instituição. Alunos farão o acompanhamento e solução de conflitos

A UniCesumar assinou um Acordo de Cooperação com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Essa parceria prevê o lançamento de Clínicas Jurídicas em todos os campi da Instituição de Ensino. O objetivo é estender os trabalhos já realizados em Maringá, que envolvem os alunos do curso de Direito, no atendimento de soluções de conflitos à comunidade, para as cidades de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa.

O evento foi realizado no campus de Curitiba e reuniu lideranças da área Jurídica de todo o Estado, dentre elas o presidente do NUPEMEC (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos) e segundo vice-presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, que também ministrou palestra sobre o “Sistema de Aplicação de Medidas Socialmente Úteis”, lançado recentemente. O tema trata de penas mais humanizadas para os crimes de menor potencial ofensivo, que poderão ser cumpridas em atividades que beneficiam a comunidade, com um retorno palpável à sociedade e visando a ressocialização do infrator.

Para o desembargador, estreitar o relacionamento da academia com os Poderes Judiciários é uma maneira de proporcionar a formação de profissionais mais humanizados e com foco na resolução dos conflitos. “É preciso caminhar no mesmo propósito, na união do conhecimento para as políticas públicas e a resolução dos conflitos com assertividade. O conhecimento tem o objetivo de emancipar o indivíduo da influência externa e é importante para que ele tenha autonomia para solucionar os seus conflitos”. Ainda segundo o presidente do NUPEMEC, é preciso ir além nas metodologias de tratativa. “O que interessa não é resolver um só processo, queremos também solucionar o problema que causa o conflito, mergulhar na subjetividade que levou aquilo, precisamos de uma mudança de cultura”, ressaltou.

O reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, colocou a Instituição à disposição para a realização das atividades do TJPR, agradeceu a presença do desembargador e enfatizou sobre a importância de um projeto de atendimento à população voltado a resolver as questões jurídicas e que envolva a participação dos estudantes. “Nós temos que converter o aluno à educação. Implantamos a Clínica Jurídica para que ele vivencie fatos reais, com aprofundamento desde o segundo semestre da graduação. A educação precisa mudar e depende de cada um de nós”, enfatizou.

A parceria proporcionará aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de oferecer orientação jurídica gratuita para a comunidade, proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e criar melhor harmonização no acesso à justiça. Para a coordenadora das Clínicas Jurídicas da UniCesumar, Dra. Andrea Lago, a ação proporciona a inserção do aluno no meio social. “A partir do momento em que o aluno vai para a comunidade, ele aprende e, ao mesmo tempo, a comunidade aprende com ele. Queremos trazer essa nova visão da cultura de paz na sociedade”.

Clínica Jurídica

O NUPEMEC tem como objetivo pensar e propagar novas formas de solução do conflito. Visando a criação de espaços de consenso, o Órgão tem como uma das responsabilidades a instalação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs). Na UniCesumar, essas soluções são aplicadas por meio da Clínica Jurídica, que, credenciada pelo TJPR, atua no atendimento e intermédio para a solução das questões com foco na diminuição dos processos judiciários. Segundo Andrea Lago, a Clínica de Maringá já pratica esse trabalho, de forma multidisciplinar, e adotará o novo Sistema de Medidas Socialmente Úteis, apresentado pelo desembargador. “Nós teremos uma equipe com vários profissionais e de diversos cursos, que acolherão o infrator, poderão escutar e verificar o melhor e mais eficaz caminho para o cumprimento da pena. Os alunos farão o acompanhamento disso, com relatórios e devolverão ao judiciário para a avaliação final”, destacou.

Direito

O curso de Direito da UniCesumar é ofertado desde 1994, disponibilizando atualmente mais de 540 vagas por ano. É referência no ensino de qualidade e tem a maioria do corpo docente com mestrado ou doutorado. A graduação recebeu em Maringá, o Selo de Qualidade OAB Recomenda, prêmio da Ordem dos Advogados do Brasil que avalia a excelência dos cursos jurídicos de todo o País. Além disso, a Instituição oferece a formação continuada, com mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas, com ênfase nos Direitos da Personalidade, o único do Brasil neste tema.

Referência no Ensino Superior

A UniCesumar está entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, sendo considerado o melhor Centro Universitário do sul do País. Há oito anos consecutivos mantém o IGC 4 (Índice Geral de Cursos), indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. A UniCesumar está presente em todos os estados brasileiros, com polos de educação a distância, e quatro campi presenciais nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba, em breve contará com a implantação do campus de Medicina na cidade de Corumbá (MS).