UniCesumar leva vivência pedagógica, cultura e serviços à 48ª Expoingá

A programação inicia nesta quinta-feira (5) e segue até o dia 15 de maio

Com o objetivo de prestigiar um dos maiores eventos da cidade e manter uma tradição de anos, a UniCesumar mais uma vez estará presente na Exposição Feira Agropecuária de Maringá (Expoingá). Na 48ª edição, a universidade vai expor os serviços em um estande de aproximadamente 200 metros quadrados, instalado no Pavilhão Azul do Parque de Exposição de Maringá. Além de apresentar os cursos, a UniCesumar oferecerá diversas ações para a comunidade durante a feira.

A programação conta com atividades interativas como bola magnética, simulador de voos, customização de camisetas, desfile de pets com roupas produzidas pelos alunos do curso de Design de Moda, orientação de como tirar a melhor foto para o perfil das redes sociais, exposição de moda com bonecas da “Barbie”, futebol de robôs e massagem oferecida pelos alunos de Fisioterapia.

A Ecovida, Consultoria Júnior de Ciências Biológicas, fará ação de conscientização da dengue, por meio de experiências com microscópios que mostram as larvas do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, e outros insetos. A Uneagro, Empresa Júnior de Agronomia e Agronegócio, orientará sobre manejo dos solos e processo erosivo e a Conage, Consultoria Júnior de Administração e Gestão, aplicará testes de testes de raciocínio lógico.

A pró-reitora executiva do Ensino Presencial da UniCesumar, professora Andrea Borim, explica que a instituição levará a vivência pedagógica dos cursos para a Expoingá. “Essa é uma forma da comunidade conhecer ainda mais a UniCesumar e seguir com a missão de oferecer aos alunos foco em experiências práticas para estarem habituados com o mercado de trabalho ainda na graduação”, destaca.

Como homenagem aos 75 anos de aniversário de Maringá, comemorado na próxima terça-feira (10), o artista urbano e ilustrador, Nuno Skor, fará uma ilustração da cidade no sábado (7), que ficará disponível para a comunidade colorir.

O acesso à cultura ficará por conta da Orquestra Filarmônica UniCesumar, que fará um concerto dos clássicos sertanejos. A apresentação será na segunda-feira (9), às 20 horas, no Palco Cultural da Expoingá. Para entrar no parque neste dia, é necessário a doação de 1kg de alimento.

A UniCesumar também é parceira da Sociedade Rural de Maringá na prestação de outros serviços durante a exposição agropecuária. Um deles é o atendimento médico veterinário prestado aos animais da feira por meio de plantões mantidos 24 horas por dia por aproximadamente 110 alunos e professores do curso de Medicina Veterinária.

“A Expoingá é o maior evento de agronegócio da cidade e da região, setor de suma importância para o desenvolvimento do país. A feira faz parte do calendário de eventos dos maringaenses e foi muito aguardada após dois anos de pandemia. Tenho certeza que será um sucesso. Apoiamos o evento e estamos como o nosso estande para mostrar o que desenvolvemos em nossa instituição e os serviços ofertados à comunidade”, afirma o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho.

Museu UniCesumar
O Museu da UniCesumar será uma das novidades da 48ª Expoingá. A exposição itinerante resgata a história de 75 anos de Maringá. A estrutura estará montada dentro do Agromuseu, localizado no pavilhão denominado Wilson Matos da Silva, reitor da UniCesumar.

Serão trinta painéis com fotos históricas que mostram momentos marcantes da trajetória dos pioneiros, líderes e pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da Cidade Canção. Cada painel tem um resumo do retrato e um QR Code que direciona para vídeos curtos que detalham ainda mais a história de Maringá.