UniCesumar oferece mais de 2.700 bolsas do Prouni em todas as áreas do conhecimento

Instituição dispõe de oportunidades de bolsas integrais (100%); prazo de inscrição no site do Prouni vai até 25 de fevereiro

O Programa Universidade para Todos (Prouni) inicia terça-feira (22) o processo seletivo para bolsas de estudo em cursos de graduação. Neste processo, a UniCesumar dispõe de vagas integrais (100%), tanto no ensino presencial quando a distância (EAD), para ingresso no primeiro semestre deste ano. As inscrições vão até sexta-feira (25) e podem ser feitas no site http://prouniportal.mec.gov.br/

Para o ensino presencial serão 226 bolsas via Prouni distribuídas para as seguintes unidades: Maringá (71), Curitiba (60), Londrina (38), Ponta Grossa (51) e Corumbá (6 vagas para Medicina). Já na educação a distância serão 2.500 bolsas divididas em 795 polos.

Os alunos que optarem pela EAD poderão escolher entre graduações como Pedagogia (a mais procurada da Universidade), Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharias e Arquitetura Híbridos e até cursos na área da saúde como Nutrição e Biomedicina.

“Os estudantes de todo o Brasil terão, mais uma vez, a oportunidade de ingressar no sonhado curso superior, por meio de mais uma edição do Prouni”, explica o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho. “E, na UniCesumar, essa é mais uma forma de ingresso. Com a abertura das inscrições, esperamos que muitos jovens possam começar a escrever seus futuros profissionais por meio do programa. A UniCesumar tem um portfólio diversificado de cursos para ofertar aos futuros alunos, que sem dúvida estudarão em uma das melhores instituições de ensino superior do país. Desejamos que o programa seja um sucesso”.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 2 de março. Já o prazo para envio da documentação será até 14 de março. O resultado da segunda chamada sai no dia 21 de março, quando também começa o prazo da comprovação que vai até o dia 29. Para conferir o cronograma completo e as regras do edital, basta acessar a página do Prouni no site da Unicesumar.

COMO FUNCIONA O PROUNI

Para concorrer às bolsas, o estudante precisa atender a alguns requisitos básicos. É preciso que o candidato tenha participado do Enem em 2020 e 2021 e obtido nota superior a 450 pontos, além de não ter zerado na redação. Ele também não pode estar cursando (ou já ter cursado) ensino superior, precisa ter feito o ensino médio na rede pública (ou na rede privada por meio de bolsa integral de estudos) e deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio.

O Prouni também se estende a professores em exercício do magistério na rede pública de ensino básico. Eles precisam integrar o quadro permanente da instituição em que trabalham e estar concorrendo à vaga em curso de licenciatura ou Pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

REFERÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

A UniCesumar está entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, tendo sido reconhecida como Universidade em 2020. Está presente em todos os estados brasileiros, possui mais de 400 mil alunos e mais de mil polos de educação a distância, inclusive no exterior, nas cidades de Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). Na educação presencial, a UniCesumar possui seis campi nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Curitiba, Corumbá e Campo Grande.

Além disso, a instituição oferece centenas cursos de pós-graduação em diversas áreas, quatro Programas de Mestrado e dois de Doutorado, sendo em Direito e Promoção da Saúde.