Unicesumar
Unicesumar

UniCesumar oferece treinamento para profissionais do Samu Noroeste

A capacitação foi realizada pela professora do curso de Medicina, no Laboratório de Simulação Clínica e Habilidades (SimuLab) da instituição

A moderna estrutura do curso de Medicina da UniCesumar também é utilizada por profissionais de saúde que precisam aprimorar os conhecimentos. Por meio de parceria, nesta quinta-feira (26) 11 enfermeiros e técnicos de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Noroeste, participaram de treinamento sobre a vítima de trauma no contexto pré-hospitalar.

Ministrado pela pela professora de Medicina da UniCesumar e enfermeira do Samu de Maringá, Mileni Camargo, o treinamento prático ocorre em um dos dois Laboratórios de Simulação Clínica e Habilidades (SimuLab) da UniCesumar de Maringá, que possui tecnologia de simulação realística com manequins capazes de simular situações reais com fidelidade.

Mileni Camargo explica que a capacitação é voltada ao atendimento inicial à vítima de trauma, um dos principais pacientes atendidos pelo serviço de urgência , e dividida entre conteúdos teóricos e práticos. Ela ressalta que o Samu de Maringá e instituições de saúde do município e da região também fazem o treinamento na UniCesumar.

“O atendimento a vítima de trauma é sistematizado. Isso significa que as intervenções que levam à morte primeiro devem ser priorizadas. Então é treinado a contenção de hemorragia externa, de mobilização de membros, de avaliação do paciente para identificar a gravidade e aplicar o melhor tratamento ”, afirma.

Kesia Ribeiro, coordenadora de enfermagem do Samu Noroeste, relata que a "reciclagem", processo que busca aprimorar os conhecimentos por meio de capacitação e qualificação, é realizada constantemente pelos membros do Núcleo de Educação Permanente do Samu. Isso possibilita que aprendam mais sobre o atendimento ao paciente e sejam multiplicadores desse conhecimento para os funcionários da região que atuam.

“O treinamento faz toda a diferença no nosso trabalho. Saímos do faz de conta e conseguimos ver o que está dentro da nossa realidade profissional. É a primeira vez que fazemos o treinamento na UniCesumar, mas eu já conhecia a estrutura do campus. É incrível, realmente muito próximo da realidade de trabalho”, ressalta.

Parte da matriz curricular do curso de Medicina da UniCesumar, ainda na graduação os acadêmicos também por este treinamento e aprendem na prática o que vivenciarão na profissão escolhida. “A parceria entre a UniCesumar e o Samu também oportuniza aos acadêmicos do curso realizar estágios no serviço de atendimento de urgência”, enfatiza.

 

Últimas notícias

Categorias