O Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) da UniCesumar é o organizador da 11 ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI), que acontece na instituição, em Maringá, entre os dias 18 e 19 de novembro, na modalidade virtual (por meio do site ciki.ufsc.br ).
Nesta edição, o tema escolhido foi “Sociedade Digital para o Desenvolvimento Sustentável”. O objetivo é criar dentro do ambiente virtual um espaço de interação entre pesquisadores, com discussões sobre teorias, metodologias, técnicas, ferramentas e experiências para o desenvolvimento e a aplicação de engenharia, mídias do conhecimento e inovação.
Um dos organizadores, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, professor de Mestrado em Gestão do Conhecimento da UniCesumar, ressalta a importância do CIKI: “É um dos mais importantes eventos científicos da América Latina onde os pesquisadores podem interagir e submeter suas pesquisas. É um orgulho pra UniCesumar organizar um encontro desse nível”.
O CIKI é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Já passou por Brasil, Espanha, Equador, Colômbia, México e Panamá. Estão previstas participações de pesquisadores de todo o Brasil e da América Latina que poderão submeter suas pesquisas na forma de artigo por meio do site http://www.ciki.ufsc.br/
A cerimônia de abertura será na quinta-feira (18/11) às 8h30 no Auditório D. Guilhermina, Bloco 7, com a presença dos reitores das instituições envolvidas, incluindo Wilson de Mattos Silva, reitor da UniCesumar, além do coordenador Emérito do CIKI, Paulo Selig.
Na sequência, Ramiro Wahrhaftig, diretor Presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, vai falar sobre “Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação”.
A manhã termina com uma mesa virtual sobre “Transferência de tecnologia em ambientes de inovação”, com os conferencistas: Josep Miquel Piqué Huerta (Barcelona), Marli Elizabeth Ritter dos Santos (Consultora independente em Transferência de Tecnologia) e Juan Pablo Suárez Chacón (Equador). A moderação será de Hilka Pelizza Vier Machado (UniCesumar).
No período da tarde, em modo virtual, às 14h, acontecem as Sessões de Networking & Coprodução. O primeiro tema será “Iniciativas práticas da Gestão do Conhecimento: oportunidades do setor de software da região de Maringá“. A coordenação é do professor da UniCesumar, Nelson Tenório.
Também estão previstas as sessões sobre “Gestão do Conhecimento em uma empresa da indústria de Software” (com Steffi Aline Stark Becker, professora da UniCesumar); “Instrumento para investigação dos processos de Gestão do Conhecimento em PMEs da indústria de software” (Danieli Pinto, UEL)
No Inspira Space, dentro do campus da UniCesumar, os pesquisadores estarão nas sessões sobre “Sustentabilidade nas cidades brasileiras” (Roberto Carlos dos Santos Pacheco, UFSC); “Programa CEURS: Municipalização da Agenda 2030” (Mônica Ramos Carneiro) e “Parlamento e a promoção de cidades inteligentes” (Valdir Fernandes UTFPR).
No final da tarde, às 16h, uma mesa redonda vai debater, de forma virtual, o tema “Prospecção Tecnológica como ferramenta de Gestão do Conhecimento e de Desenvolvimento Econômico e Sustentável”. O dia termina com o lançamento de livros científicos.
Na sexta feira (19/11) , às 8h30, a mesa redonda virtual vai debater o tema “Educação Digital na Pós-Graduação” com os conferencistas João Alvaro Carvalho (Universidade do Minho), Neri dos Santos (EGC/UFSC e Instituto Stela) e César Sánchez-Olavarría (Universidad Autónoma de Tlaxcala). Moderação de Roberto Pacheco (UFSC).
O final da manhã termina com a mesa redonda sobre “Cultura empresarial en la era digital” com Raffaelle Trapasso (França); Michel Galván (México) e Eysel Adolfo Chong (Panamá) e Fernando Daniels (moderador). No período da tarde, haverá sessões paralelas, apresentações de trabalhos e lançamentos de livros.