Unicesumar participou de ação comunitária em Maringá

´Festa da Primavera’ levou serviços de saúde e lazer, além de orientações jurídicas para moradores de 24 bairros da Zona Norte

Famílias de Maringá em situação de vulnerabilidade contaram com serviços de saúde, lazer e orientações jurídicas neste sábado (15), no Jardim São Francisco, Zona Norte da cidade.

A ação integra a ‘Festa da Primavera’ e atendeu crianças, adolescentes, adultos e idosos que residem nos 24 bairros que formam a Zona 37. O evento foi estruturado a partir de demandas das igrejas evangélicas e católicas. “As ações vão contribuir para a construção e ampliação da cidadania, indo em direção da missão e visão da nossa instituição”, destaca Andréa Lago, professora do curso de Direito e coordenadora do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) da Unicesumar.

Os atendimentos foram prestados por estudantes dos cursos presenciais e da Educação a Distância (EAD) da Unicesumar e esperam atingir um público de 1.200 pessoas.

A população contou com orientações jurídicas, realizadas por acadêmicos de Direito; atividades de promoção de relações interpessoais, com estudantes de Serviço Social e Psicologia (dinâmicas de grupos e atividade física); discentes de Educação Física, acadêmicos de Nutrição, Enfermagem, Medicina e Pedagogia vão coordenar atividades lúdicas para crianças e adolescentes, com o objetivo de resgatar o valor da infância; e atendimentos na área de saúde, por acadêmicos do mestrado em Promoção da Saúde.

Segundo a supervisora acadêmica do curso de Serviço Social da Unicesumar, Josiane Louzada, mais de 300 famílias devem ser atendidas no pátio da Igreja Metodista Wesleyana. “Buscamos promover a interação entre acadêmicos e a comunidade. No âmbito acadêmico, queremos contribuir com a formação em espaços educativos que possibilitem uma experiência e interação entre teoria e prática. No social, a ação comunitária se constitui em mecanismo de defesa e garantia de direitos por meio de práticas frente às demandas sociais, que vão além da prestação de serviços”, explica Josiane.