Unicesumar participa de encontro de pesquisadores na Itália

Evento marca o início de parcerias e pesquisa com universidade italiana

A Unicesumar foi representada pela professora doutora Cláudia Herrero Martins Menegassi, do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO), na III PHD Week, entre 11 e 15 de novembro. O evento que acontece anualmente, foi realizado no Instituto Universitário Sophia, em Florença/Itália. O encontro conta com a presença de doutorandos e pós-doutorandos de diferentes países, além de professores e pesquisadores renomados das áreas de Economia e Management, Filosofia e Ciência Política. O objetivo principal do evento é o aprofundamento e a disseminação de conhecimentos nessas áreas.

Além de participar da programação científica e reuniões de grupos de pesquisa, a professora também ministrou uma aula sobre Gestão do Conhecimento nas Organizações. Depois da palestra, o público fez perguntas e tirou dúvidas sobre o tema.

Durante o encontro, também foi assinado o Acordo de Cooperação Acadêmica entre a Unicesumar e o Instituto Universitário Sophia, que marca o início de parcerias de pesquisa e de mobilidade docente entre essas duas instituições, fundamental para a internacionalização do Programa de Pós-Graduação do qual a professora é docente permanente na Unicesumar. Além disso, nessa ocasião, teve início o pós-doutorado da professora Cláudia no Instituto Universitário Sophia, sobre a Racionalidade, Relacionalidade e Inteligência voltadas à Gestão do Conhecimento nas Organizações.

A professora ressaltou que oportunidades de capacitação como esta são fundamentais para o desenvolvimento dos pesquisadores, professores e dos Programas Stricto Sensu da nossa instituição. “É fundamental em nosso campo, a criação e fortalecimento de redes de contato com  pesquisadores e Instituições de outros países, pois, além de contribuir para a internacionalização dos nossos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e levar a Unicesumar e o ICETI para além de nossas fronteiras, proporciona a presença em discussões atualizadas em nível mundial, trazendo novas perspectivas para o desenvolvimento de nossas pesquisas, atividade docente e do Programa como um todo”, concluiu Claudia.