UniCesumar promove curso preparatório para casamento coletivo

Dez casais de Maringá e região participaram ontem (27/08) do primeiro encontro do curso de noivos para o casamento coletivo que acontecerá na Capela UniCesumar no dia 08 de novembro deste ano. A inciativa foi desenvolvida pelo Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), em parceria com o curso de Moda Presencial e outros cursos da instituição. Neste primeiro encontro, os casais participaram de uma palestra de orientação na perspectiva espiritual conduzida pelo NAI (Núcleo de Apoio Integral) da UniCesumar.

Antes do casamento, os casais devem passar por várias etapas. Eles já participaram de uma entrevista psicossocial, fizeram a assinatura do termo de compromisso, as noivas tiveram suas medidas conferidas para a confecção do vestido pelos alunos do curso de Moda Presencial; atendimento jurídico com informações sobre documentação necessária para a habilitação do casamento civil, pelos alunos de Direito; atendimento psicológico e de serviço social. Eles ainda vão participar de um atendimento na área de direito para tratar de questões jurídicas da família.

Durante este primeiro encontro, o coordenador do NAI, Wesley Carvalho, deu algumas orientações sobre o casamento, principalmente citando princípios para a união conjugal e compartilhando experiências pessoais. “Foi um momento bastante especial. Os casais participaram falando das suas vivências e tirando dúvidas. Ainda teremos mais alguns encontros e creio que será muito importante para a vida conjugal de cada um”, explicou Carvalho.

Para a coordenadora do Cejusc e responsável pelo projeto, Andrea Lago, “a ideia é desenvolver uma ação multidisciplinar, com cada curso atuando em uma área relacionada ao casamento”. No total, os dez casais vão ter mais oito encontros até o dia 8 de novembro.