UniCesumar promove workshop de elaboração de currículos para imigrantes

Elaboração-de-Curriculo---ImigrantesA taxa de desemprego no Brasil subiu 12,7% no primeiro trimestre de 2019, de acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que 13,4 milhões de pessoas estão desempregadas e dessas 8,9% estão no Paraná. Neste dado estão incluídos, além dos brasileiros, os imigrantes e refugiados que chegaram no estado nos últimos anos. E para eles, a busca pela vaga no mercado de trabalho ainda é mais difícil, devido ao não domínio do idioma e a adaptação à cultura brasileira.

Pensando em ajudar esses novos trabalhadores de Maringá, a UniCesumar, por meio do Programa de Apoio aos Imigrantes, promove no próximo dia 18/09, um workshop para elaboração de currículos voltado especificamente para imigrantes e refugiados. A iniciativa é desenvolvida pelo departamento de Responsabilidade Social em parceria com o curso de Gestão em Recursos Humanos do EAD da instituição, por meio do projeto Líderes em Formação.

“Percebemos que um dos principais problemas dos imigrantes é elaborar um currículo profissional porque muitos não conhecem o formato que é exigido no Brasil e também não tem acesso a um computador. Então procuramos o departamento de Recursos Humanos para fazer uma oficina e eles nos propuseram um workshop. A ideia é que as pessoas façam esse workshop e saiam daqui com o currículo impresso”, explicou a coordenadora do departamento de Responsabilidade Social, Francieli Muller.

De acordo com o coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos do EAD da UniCesumar, Luciano Santana Pereira, o workshop tem a intenção de ser bem prático no sentido de orientar o imigrante como organizar um currículo que possa ser atrativo ao mercado de trabalho brasileiro. “Vamos dar orientações como fazer o currículo chegar às vagas e como entregar vagas. São orientações que vão aproximar os imigrantes das vagas”, ressalta o coordenador.

‘Esse workshop veio em um momento muito especial para nós do curso de Gestão de Recursos Humanos porque nós trabalhamos com um grupo de alunos desde setembro do ano passado com um projeto chamado Líderes em Formação com a intenção de capacitar os nossos estudantes exatamente para ofertar cursos e workshops para a comunidade de imigrantes. Esse foi um dos fatores que motivou os alunos a ingressarem no curso”, explicou Pereira.

Quem vai conduzir todo o processo são os alunos supervisionados pelos professores e esse é o primeiro ciclo do projeto. “ A ideia é ofertar mais workshops como esse periodicamente para contribuir de alguma forma e melhorar a qualidade de vida e empregabilidade dos imigrantes’, explicou Pereira.

O Programa de Apoio ao Imigrante existe há dois anos na UniCesumar e oferece cursos de capacitação profissional e bolsas de estudo aos imigrantes e refugiados.

O workshop será realizado no laboratório 14 do bloco 7 da UniCesumar, das 19 às 22 horas. As inscrições podem ser feitas neste link ou pelo telefone 3027-6360, ramal 2245.