Unicesumar realiza a IV Semana Ambiental

Atividades se estendem até sexta-feira com palestras e minicursos

Os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental EAD e o programa de mestrado em Tecnologias Limpas da Unicesumar realizam a partir dessa quarta-feira, 3, a IV Semana Ambiental. Até sexta-feira, 5, serão proferidas palestras e minicursos para os alunos.

A abertura do evento foi feita pelo diretor regional no Instituto Ambiental do Paraná, José Roberto Francisco Behrend, com o tema “Gestão e Controle Ambiental: Desafios e Perspectivas”. Em seguida, a diretora de Licenciamento e Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maringá, Juliane Kerkhoff, falou sobre “Municipalização do Licenciamento Ambiental”.

Segundo o professor Rômulo Diego de Lima Behrend, as atividades oferecidas na IV Semana Ambiental complementam o aprendizado da sala de aula. “O principal objetivo é aprimorar a formação integral dos discentes. São importantes para o aluno, pois os mantêm atualizados, aumentam a rede de contatos com futuros empregadores e com futuros orientadores de pós-graduação”.

Na quinta, 4, a programação conta com um minicurso sobre “Tratamento Físico-Químico de Efluentes Industriais - TRATEC Consultoria Ambiental, Tratamento de Água e Efluentes, com o gerente técnico da empresa, Weberton Martimiano da Silva. À noite também serão realizadas palestras, com o diretor de Planos e Projetos da GOGREEN Engenharia e Consultoria, Felipe Ferreira Cossich, sobre “Certificação Ambiental - LEED” e com o professor Thiago Ribeiro da Costa, sobre “Legislação e Segurança do Trabalho”.

Na sexta-feira, serão oferecidos dois minicursos. Um com o professor Luiz Felipe Machado Velho, sobre “Zooplâncton e o Monitoramento Ambiental” e o outro com o professor Paulo Germano, sobre “Uso de imagens de satélites para estudos ambientais”.

À noite as palestras serão proferidas pela professora Maria Cristina Rizk, da Unesp, de Presidente Prudente-SP, sobre “Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos” e “Transportes de Cargas Perigosas”, com o professor Diego Belloni”.

Para conferir a programação completa da IV Semana Ambiental, basta acessar o link: https://www.unicesumar.edu.br/presencial/iv-semana-ambiental/.