UniCesumar realiza aula magna on-line com o professor Dr. Clóvis de Barros Filho

Com o tema “Liberdade e iniciativa no seu processo acadêmico e profissional”, evento foi transmitido pelo YouTube e aberto ao público

Além de oferecer ensino de qualidade em todas as áreas do conhecimento, a UniCesumar também tem como premissa colocar alunos, professores, colaboradores e a comunidade externa em contato com profissionais que são referência em suas áreas de atuação. Por isso, a Instituição convidou o professor Dr. Clóvis de Barros Filho para ministrar a aula magna “Liberdade e iniciativa no seu processo acadêmico e profissional”. O evento on-line, gratuito e aberto ao público, foi realizado na última quarta-feira (14) e está disponível no canal da UniCesumar no YouTube.

Com mais de 30 anos de experiência acadêmica, Clóvis de Barros Filho é docente da Universidade de São Paulo (USP) e atua como palestrante e consultor há dez anos. É autor de mais de 15 obras, entre elas o best-seller “A vida que vale a pena ser vivida”.

“Os tempos de pandemia e quarentena parecem levantar um sinal de alerta”, ressaltou Clóvis, já no início da aula. “Afinal de contas, ninguém escolheu a situação em que nós encontramos. E a escolha é quase sempre o sinal maior da nossa liberdade, de tal maneira que parece claro que essa nossa liberdade nunca será absoluta. Temos limites. Por outro lado, a liberdade nunca será nula. Sempre é possível pensar, imaginar e sonhar. Isto é liberdade. De pensamento, imaginação e sonho.”

De acordo com ele, a liberdade é condicionada pelas condições concretas da vida de cada pessoa. “É muito comum ouvir que a vida está entre parênteses, em antessala, e que logo tudo estará como sempre foi. Essa observação é, na verdade, uma observação que reduz a vida que estamos vivendo a muito pouco. E o que vivemos é muito além disso.”

Segundo a pró-reitora executiva de Ensino Presencial da UniCesumar, o tema da nossa aula magna tem tudo a ver com a atualidade. “Quem conhece a UniCesumar sabe da preocupação com a qualidade. Por isso, esse tema foi escolhido por ter a ver com as habilidades para a vida acadêmica e profissional não só de nossos alunos, mas de toda a comunidade”, declarou.

Para o diretor de Pós-Graduação da UniCesumar, prof. Guaracy Silva, a Instituição acredita que o contato com grandes profissionais é algo que sempre agrega conhecimento. “Além de assegurar qualidade acadêmica em todas as atividades dos cursos de graduação e pós-graduação, a UniCesumar acredita que é bastante oportuno possibilitar o contato dos alunos com expoentes da área do ensino brasileiro. O professor Clóvis é um destes notáveis professores. Com sua vasta cultura e fala entusiasmada, temos certeza de que essa aula magna é uma oportunidade de proporcionar reflexões importantes e apontar caminhos para estes tempos tão desafiadores, pelos quais a humanidade tem passado”, enfatizou.