UniCesumar realiza diversas ações no Setembro Amarelo

A UniCesumar de Ponta Grossa, realizou na última sexta-feira (27/09), uma ação em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Em parceria com os serviços de Saúde Mental do município, alunos do departamento de Ciências da Saúde foram até ao parque ambiental de Ponta Grossa para dar orientações sobre prevenção aos transtornos mentais e ao suicídio.

O objetivo, segundo a psicóloga e professora da UniCesumar de Ponta Grossa, Camila da Silva, foi conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental e prevenção de agravos relacionados a ela. “Os alunos orientaram a população conversando sobre assuntos relacionados à saúde e a prevenção do suicídio. Nossa intenção foi informar o maior número de pessoas e contribuir com a promoção da saúde mental”, explicou Camila, ressaltando que a ação serviu para conscientizar as pessoas de que os transtornos mentais podem ser prevenidos, desde que haja informação e ajuda quando necessário.

Além desta ação específica em Ponta Grossa, outros campi também organizaram ações nesse sentido. Em Maringá, a programação foi extensa e entre as atividades, colaboradores e alunos participaram de palestras, sessão de cinema, atividades físicas em conjunto, Dia do Abraço, sessões de mindfulness e oficinas. Um painel com mensagens de carinho, também foi fixado na Praça do Conhecimento e as pessoas podiam deixar uma mensagem e ler os bilhetinhos fixados. As pessoas também podiam escrever mensagens e deixar em uma caixa, que foi entregue nos dias 19 e 20 para os colaboradores.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC), Sabrina Camargo Silva Leva, as pessoas participaram bastante das atividades e mostraram interesse em falar sobre assuntos relacionados à depressão e ansiedade. “Durante as oficinas sobre administração da ansiedade, tivemos uma presença significativa e as pessoas pediram também uma palestra sobre como lidar com a depressão. São assuntos que ainda são tratados com muito preconceito e muitas pessoas não sentem abertura para conversar a respeito do que estão enfrentando. Por isso é tão importante promover atividades como essas”, explicou a coordenadora.

As ações foram promovidas pelo NAAC em parceria com o Núcleo de Apoio Integral (NAI) e envolveram profissionais de diferentes cursos da UniCesumar.