UniCesumar realiza formatura do curso de Residência Médica

Durante a cerimônia, realizada nesta quinta-feira (20), nove estudantes receberam o certificado em áreas como Cirurgia Geral e Clínica Médica

A UniCesumar realizou a formatura dos alunos da 3ª turma de Residência Médica nesta quinta-feira (20). Ao todo, nove estudantes receberam o certificado nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Geral de Família à Comunidade. Além das autoridades da UniCesumar, o evento teve a presença do presidente da Comissão de Residência Médica (COREME), Dr. Fernando Dutra.

Durante a cerimônia, o reitor da Instituição, professor Wilson de Matos Silva, falou aos presentes sobre como o aprendizado e o progresso são pautados em princípios, valores éticos e cristãos, disciplina, ordem e determinação. “Para aprender, é preciso viver esse universo, pois nada cai pronto do céu. Vocês, que estão terminando a residência hoje, sabe o quanto custou essa caminhada. Então, é preciso ter coragem, fé, determinação, força e energia para caminhar rumo ao futuro e conquistar esses sonhos”, ressaltou.

Em clima de vitória, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Solange Lopes, abordou as dificuldades que marcam a jornada de um residente de medicina. “É muito difícil, especialmente para os que optam por uma área que não tenha horário fixo de atendimento, mas esse é o começo. A educação permanente é uma necessidade.” Ela também deixou um conselho aos formandos: “tenham orgulho de terem feito residência médica nessa Instituição”.

Para os alunos, o conselho é oportuno. Flávio Mai, um dos residentes formados pela UniCesumar, exaltou que a Instituição possibilitou muitas oportunidades durante o curso. “Aqui, passamos por vários pontos de estágio diferentes, com convênios firmados com os grandes hospitais da região, o que nos qualifica para o mercado de trabalho.”

O resultado do trabalho é comemorado por todos os envolvidos, como a coordenadora pedagógica da residência médica da UniCesumar, Sandra Franchini. “Alguns dos nossos residentes já estão indo embora, mas vão buscar mais especialidades, graças ao que aprenderam aqui. É um orgulho para todos os que se dedicaram ao aprendizado de vocês”, declarou.