UniCesumar recebe a visita do ministro da Educação, Milton Ribeiro

O reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, e o vice-reitor, Wilson Matos Filho, acompanharam nesta sexta-feira (21) o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em visita ao campus sede da UniCesumar. Ribeiro esteve em Maringá para reuniões com os prefeitos e demais integrantes da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e também conheceu a estrutura e os  laboratórios da UniCesumar como o Inspira Space, Capela entre outros espaços.

Durante o evento, o reitor da UniCesumar entregou ao ministro da Educação a obra "UniCesumar 30 anos", livro que retrata em 222 páginas e mais de 150 imagens a trajetória da organização educacional, que começou a ofertar cursos no ensino superior em 1990, com 180 alunos das graduações de administração e processamento de dados.

“Aqui, neste terreno, onde todos os sonhos pareciam difíceis, acreditamos sempre que devemos superar a nós mesmos todos os dias. Quando o ser humano tem sonhos e coloca toda força de sua alma em seus sonhos, o universo conspira a seu favor”, comentou o reitor.

Wilson de Matos Silva falou ainda que a educação de qualidade é o principal instrumento para promover a justiça social e agradeceu a visita do ministro. “Estamos felizes em receber este evento na UniCesumar, com a ilustre presença do ministro de Estado da Educação. Parabenizo o ministro Ribeiro pelo seu esforço nesta direção da qual estou preconizando neste momento. Que Deus possa abençoar a sua trajetória. Ribeiro tem um currículo privilegiado e capacitado para a função.”

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou o papel da educação privada para o país. “Boa parte da educação do ensino superior no Brasil é feita com ajuda das instituições privadas. Se não fosse o braço privado para nos ajudar, ajudar o Governo Federal, não poderíamos ter uma educação a contento nesse país em termos de educação superior”. Também mencionou projetos e ações que o Ministério da Educação tem desenvolvido em prol do ensino básico e superior. “Nós queremos retomar com a educação de qualidade. Nós precisamos de bons alicerces e o alicerce da educação é a alfabetização”, disse o ministro.

O vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, comentou sobre a importância para Maringá em receber o ministro e as demais autoridades. “Com a presença do deputado federal, Ricardo Barros, o prefeito da Amusep, Rogério Aparecido Bernardo, entre outras autoridades foi possível realizar uma reunião muito produtiva com os prefeitos da Amusep, e tivemos a honra de ter sido no campus da UniCesumar de Maringá. Além do ministro da Educação conhecer mais de perto o cenário da educação paranaense, principalmente, as demandas da região, ele também conheceu o campus da UniCesumar, nossos laboratórios, nossa missão institucional e a forma como temos levado educação de qualidade aos nossos alunos”.

Já o secretário estadual de Educação, Renato Feder, citou a relação profissional e amigável com a instituição. “A contribuição que a UniCesumar dá para o Brasil é imensurável. É um orgulho ter uma instituição como essa em nosso Estado”, afirmou.

ENEM

Em conversa com a imprensa, o ministro da Educação confirmou a realização do Enem neste ano. Ribeiro também comentou sobre propostas que podem modificar o conteúdo de avaliação proposto no exame. “Eu tenho conversado com a equipe do Inep sobre as questões relativas ao Enem, para que procurem saber o que o aluno sabe e não o que ele não conhece. Em outras palavras, vamos procurar avaliar se os alunos têm condições e conhecimento para acesso ao ensino superior. Vamos procurar saber o que o aluno sabe. Por exemplo, se ele quer fazer engenharia, exatas, vamos ver se ele tem conhecimento dessa área. Penso que as questões têm que ser objetivas, diretas e de conhecimento”.

AUTORIDADES

Participaram também da reunião e da visita ao campus o secretário Estadual de Educação, Renato Feder, o deputado Federal Ricardo Barros, a deputada Federal Aline Sleutjes, o vice-prefeito de Maringá Edson Scabora, o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo Rogério Bernardo, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, a Conselheira de Administração da Itaipu Binacional, Cida Borghetti, entre outras autoridades.

UNICESUMAR

Em 2020 a UniCesumar completou 30 anos recebendo o reconhecimento enquanto universidade. Além do campus de Maringá, a instituição tem ainda mais quatro campus de educação presencial em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Corumbá (MS) e mais de 750 polos de educação à distância, somando 325 mil alunos matriculados. A UniCesumar está entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil. Obteve Conceito Institucional 5, nota máxima na avaliação realizada pelo MEC em relação à qualidade das instituições e foi reconhecida neste ano como Universidade.