Unicesumar
Unicesumar

UniCesumar recebe aprovação para o Doutorado em Promoção da Saúde

Esse é segundo programa de Doutorado da instituição aprovado pela Capes. O primeiro foi em Direito no final de 2018.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quinta-feira (4), a aprovação do Doutorado em Promoção da Saúde para a UniCesumar, em Maringá. O Programa recebeu nota 4 e a instituição será a única do Paraná e a terceira do Brasil a oferecer o Doutorado nesta área.

A professora Sonia Bertolini, coordenadora de Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde (agora com mestrado e doutorado), explica que serão duas linhas de pesquisa: Promoção da Saúde no Envelhecimento e Educação e Tecnologia na Promoção da Saúde. “Trata-se de um curso de Doutorado que terá como público alvo profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como ciências da saúde, humanas e tecnológicas. A proposta deste doutorado é desenvolver pesquisas com maior rigor científico, uma vez que o prazo de quatro anos para conclusão do curso permitirá a realização de estudos longitudinais, principalmente com ações de intervenção nas diferentes dimensões da qualidade de vida da população. Também permitirá identificar melhor os problemas enfrentados pela sociedade, no que se refere as suas condições de saúde procurando resolve-los ou minimiza-los”.

A professora Sonia destaca que a aprovação do Programa pela Capes é uma grande conquista para toda a equipe da UniCesumar. “Já estávamos preparados para esse momento, em função de todo o trabalho desenvolvido desde 2011, quando conseguimos a aprovação do Mestrado em Promoção da Saúde. Será uma grande oportunidade para os acadêmicos que buscam a formação continuada”.

A estimativa é que a inscrição para o Programa inicie em junho. O Doutorado em Promoção da Saúde terá duração de quatro anos e vai suprir a busca dos profissionais que já realizaram o Mestrado e desejam construir mais conhecimentos nesta área.

O vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, destaca a importância do Doutorado. “O ano de 2019 começou com muitos investimentos, expansão e novas possibilidades, e agradecemos a equipe que contribuiu para mais essa conquista. O Programa de Doutorado cumpre um papel fundamental na produção de conhecimento e é o que faz a ciência avançar. O Doutorado em Promoção da Saúde da UniCesumar vai contribuir diretamente para a formação de novos pesquisadores capacitados, que desenvolverão teses importantes para avançar e criar novas soluções e metodologias para esse campo do conhecimento com contribuição e vigor científico”.

Referência no ensino superior

A UniCesumar está entre 4% das melhores instituições de ensino superior do Brasil, sendo considerado o melhor Centro Universitário do sul do País. Há oito anos consecutivos mantém o IGC 4 (Índice Geral de Cursos), indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. A UniCesumar está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 580 polos de educação a distância e quatro campi presenciais nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba e em breve, contará com a implantação do campus de Medicina em Corumbá (MS).

 

Últimas notícias

Categorias