Unicesumar recebe jornalistas para o lançamento dos cursos de Engenharias e Arquitetura EAD

Novos cursos nasceram com o desafio de reduzir evasão acadêmica, melhorar a qualificação profissional e impulsionar a inovação nacional

Híbrido Day! Este é o evento que marca uma nova história do ensino das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo no Brasil. O encontro que reúne 60 jornalistas de veículos de comunicação de todo o país, além de convidados importantes da educação e profissionais renomados das áreas de Engenharias e Arquitetura, acontece nesta sexta-feira (15), no campus sede da Unicesumar, em Maringá.

O objetivo é apresentar para a imprensa o novo modelo de ensino que irá revolucionar o futuro da Engenharia e Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Entre os veículos, estão revistas, jornais impressos, portais de internet, rádios e TVs locais dos municípios onde estão localizados os polos Unicesumar que receberão os novos cursos. Veículos nacionais também estarão presentes, como o jornal Folha de S. Paulo e a Revista Exame.

No evento, os convidados terão a oportunidade de conhecer detalhes sobre estudos de novas formas de ensino e aprendizagem; cenários e tendências nas Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; e a metodologia de EAD de ambos os cursos. Os participantes também poderão conhecer laboratórios de Engenharia, que possuem tecnologia de ponta, e a sala de aula invertida, que faz parte da nova proposta de ensino e conta com um layout inovador.

Engenharia e Arquitetura e Urbanismo EAD Unicesumar

A nova modalidade reúne o melhor da educação a distância e o melhor da formação presencial da Unicesumar. Desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, o novo modelo nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil. Juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje no país, tanto no modelo presencial, como na educação a distância. “Nossa inquietação inicial foi a alta evasão escolar, a má qualidade da maioria dos cursos existentes – uma calamidade –, a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem próximo”, conta o professor Aécio Lira, coordenador do projeto.

Conheça o site das Engenharias e Arquitetura EAD da Unicesumar

Diante dessa realidade, Lira começou a buscar parceiros para criar um novo modelo de formação de engenheiros no Brasil. Entre os profissionais que participaram da construção do projetoe de seus conteúdos, estão os professores José Roberto Castilho Piqueira (POLI/USP), Luis Ricardo Arruda de Andrade (POLI/USP), Ricardo Fragelli (UNB/Universidade de Brasília), Abdias Magalhães Gomes (UFMG), Gal. Barroso Magno (IME), Cláudio Pessoa (FEA-FUMEC), George Jamil (FEA-FUMEC), Jorge Van Dal (Unicesumar) e Cláudia Herrero Martins Menegassi (Unicesumar). Também contribuíram nas discussões e análises Alessandro Moreira (UFMG), Carlos Ribeiro (ITA/Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e Irineu Gianesi (Insper).

A nova metodologia oferece qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, garantia de aprendizagem, material didático próprio e estrutura física exclusiva nos polos escolhidos para receber o novo modelo. São salas de aulas modernas, laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas. Inicialmente, o projeto contará com 60 unidades distribuídas pelo país.

As Engenharias e Arquitetura e Urbanismo EAD Unicesumar oferecerá cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo, todos com cinco anos de formação. No primeiro ano, o novo modelo será oferecido nos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

Investimento

Entre os dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, a Unicesumar está investindo R$ 100 milhões na pesquisa, desenvolvimento e implementação do novo modelo de ensino. Segundo o pró-reitor de EAD da instituição, William de Matos Silva, os investimentos também incluem gastos em tecnologia educacional, formação de equipe e criação dos novos laboratórios nos polos de EAD que oferecerão o os cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo EAD.

O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, afirma que este é um investimento no futuro do Brasil, especialmente nos setores que mais demandam por profissionais qualificados para o desenvolvimento do país: energia, telecomunicações e tecnologia. “Reinventamos a forma de ensinar Engenharia e Arquitetura e Urbanismo porque temos tradição em educação e qualidade de ensino. Por isso, criamos um modelo disruptivo e inovador”, destaca.

Além dos investimentos nas novas metodologias, a Unicesumar também está investindo R$ 45 milhões no seu plano de expansão para alcançar a marca de 500 polos no final do próximo ano.

Confira o site das Engenharias e Arquitetura EAD da Unicesumar