UniCesumar recebe secretários de Educação de 20 municípios do Paraná

Reunião foi organizada pelo Programa de Excelência na Educação Básica para avaliação de resultados obtidos em 2018

Estiveram na UniCesumar, nesta quarta-feira (12), secretários de Educação, diretores e pedagogos de 20 municípios da região de Maringá, que participam do PEEB (Programa de Excelência na Educação Básica). A reunião aconteceu na Sala do Conselho Superior da Instituição com o objetivo de apresentar os resultados obtidos pelo Programa em 2018, na avaliação com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

Foram apresentados os avanços nas turmas avaliadas sobre os trabalhos feitos para melhoria nas áreas de português e matemática. De acordo com o coordenador geral do PEEB, professor José Vicente, foram aplicadas provas em março e novembro, produzindo um comparativo e chegando à conclusão de que, em geral, “houve um avanço de 32% nas provas desenvolvidas em 2018 e as fragilidades são muito semelhantes às encontradas nas avaliações em anos interiores”.

O PEEB é uma iniciativa da Instituição que tem como objetivo melhorar a educação nas escolas, por isso aplica provas e apresenta às escolas os resultados e alternativas para resolver as fragilidades encontradas por meio dos testes. Ainda segundo o professor, os testes servem para “medir os conhecimentos que os alunos adquiriram ao longo do ano e verificar o quanto eles avançaram”. Diante disso, a instituição oferta oficinas para que os professores possam reaprender as questões apresentadas nas provas com os alunos, para minimizar a dificuldade para esses professores no conteúdo e na forma de aplicação.

O encontro nesta terça-feira foi iniciado pelo reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, que enfatizou a importância de uma educação de qualidade e transformadora do Brasil. “A justiça para uma criança é ter o direito de estar em uma escola que a ensine e transforme de verdade. Todos nós temos a função de gestores da educação e é a nossa liderança que poderá fazer uma sociedade diferente e com responsabilidade maior no futuro. Nós não podemos mudar todo o mundo, mas podemos mudar o mundo que alcançamos, que está ao nosso redor”, enfatizou.

O programa faz parte da área social da Instituição, segundo o diretor de Relações Institucionais, Weslley Matos, o departamento de Responsabilidade Social passou a fazer a gestão compartilhada do programa. “Precisamos apresentar esse projeto para o mundo. É uma missão que nós temos: transformar por meio da educação. Vamos ajudar, na prática, as pessoas a fazerem isso. Nós queremos levar essa ação para uma abrangência ainda maior”.

Até junho de 2019, o programa já realizou mais de 15 mil atendimentos de orientação sobre a Educação Básica. Em um comparativo com todo o ano de 2018, foram realizados 14.125 atendimentos. Estão previstas para as próximas ações cursos e palestras sobre “Motivação e Resiliência para Professores”, “Planejamento Escolar”, “Oficinas e jogos matemáticos”, “Família e Escola, responsabilidades compartilhadas”, dentre outros.