UniCesumar recebe Selo Ipê Empresarial

Certificação reconhece as empresas com melhores iniciativas sociais e ambientais

Pelo segundo ano consecutivo, a UniCesumar recebeu o selo Ipê Empresarial, iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipplam), que reconhece a importância e incentiva boas práticas que contribuam para a construção de uma cidade sustentável. Para a avaliação, o instituto criou cinco indicadores divididos em parâmetros: água, energia, social, ambiental, resíduos e materiais. Para tanto, houve análise de critérios como acessibilidade, sustentabilidade, gerenciamento de resíduos, incentivo à capacitação dos colaboradores, ações sociais, entre outros. A UniCesumar conquistou o selo prata, representado pelo Ipê Branco.

Para a gerente de projetos da Instituição de Ensino Superior (IES), Tatiana Caldas da Luz, ao conquistar o Selo Ipê, as instituições, empresas, edificações e eventos são reconhecidos por suas boas práticas ambientais e sociais, desempenhando um papel crucial na construção de uma cidade sustentável e, por extensão, contribuindo para a construção de um futuro melhor. “Este reconhecimento não é apenas uma validação, mas um compromisso público da instituição com a preservação do meio ambiente, o uso responsável de recursos e o bem-estar social”, resume.

De acordo com ela, o selo vai muito além de uma certificação, pois é a representação do compromisso com a cidade baseada, sobretudo, na sustentabilidade social e ambiental. “Ao adotar e conquistar o Selo Ipê, a UniCesumar não apenas recebe um reconhecimento, mas torna-se agente de mudança, contribuindo ativamente para a construção de uma cidade que respeita o meio ambiente, promove a prosperidade econômica e cria espaços urbanos vibrantes e sustentáveis”. O objetivo do selo também é alinhado com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A reitora Solange Munhoz Arroyo Lopes, que também é vice-presidente das unidades próprias da Instituição, diz que, hoje, é imprescindível que as empresas desenvolvam ações de responsabilidade ambiental, economia sustentável e vitalidade dos espaços urbanos. “Além do nosso compromisso com a educação de qualidade, temos o compromisso em oferecer serviços gratuitos à comunidade. Todas nossas ações são voltadas para atender às necessidades das atuais gerações, porém, sem comprometer recursos e a capacidade de atender às necessidades futuras”, reitera.

selo ipê 1

selo ipê 2