UniCesumar recebe visita de representante de universidade alemã

O reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, recebeu nesta terça-feira (26/11), André Koppert, representante da Steinbeis University, uma universidade alemã localizada em Berlim, para a efetivação de parceria entre as duas instituições.

Koppert está na UniCesumar desde ontem (25/11), quando se reuniu com diretores do EAD, diretores acadêmicos e coordenadores de cursos para discutir sobre o funcionamento deste convênio e apresentação de projetos. Entre os projetos discutidos, estão a parcerias referentes aos cursos de pós-graduação, curso de extensão, cursos livres e aproximação do setor empresarial.

Dentro desse contexto, foi traçado um plano de ação que envolve a criação de módulos por professores alemães, que podem ser ministrados com foco nas engenharias e sobre a vinda de professores alemães em período intensivo. Também trataram da possibilidade de promover cursos livres via plataforma online, cursos na Alemanha em indústrias e empresas e elegeram o inglês como a língua em que os cursos serão ministrados, com tradução para o português e o alemão.

Coordenadores dos cursos de engenharia da UniCesumar também apresentaram projetos de interesse para a parceria com a universidade alemã, como por exemplo, projetos sobre veículos elétricos, placas fotovoltaicas de alto rendimento, exploração de grafeno e gerenciamento de energia.

No encontro de hoje, o reitor da Unicesumar apresentou a Koppert um pouco da história da UniCesumar, os números de crescimento de alunos e o esforço pela qualidade de ensino.

“É um prazer recebê-lo aqui em nossa instituição. Trabalhando juntos, podemos melhorar ainda mais o padrão de qualidade e ampliarmos as oportunidades aos nossos alunos”, afirmou o professor Wilson Matos.

Koopert ficou impressionado com a estrutura da Unicesumar e interessou-se, em especial, pelas parcerias com a pós-graduação na área das engenharias.

Para o diretor de Relações Institucionais, Weslley Matos, a visita de um representante de uma universidade alemã só evidencia a importância da UniCesumar e a tendência de internacionalização em que estamos inseridos. Para ele, o caminho está aberto para a inovação entre países em um mundo cada vez mais globalizado.

Steinbeis University

A Steinbeis University foi fundada em 1998 e atualmente tem 9 mil alunos. Atua com foco nos cursos de pós-graduação, com 60 doutorandos, 50 professores em tempo integral e mil professores em tempo parcial. Os alunos têm aulas nos fins de semana e durante a semana, trabalham em empresas das áreas de estudo.