UniCesumar recepciona calouros em evento on-line de Boas-Vindas

Por meio de lives transmitidas nos dias 3 e 4 de março, autoridades e acadêmicos veteranos recepcionaram calouros da Instituição

O início do ano letivo é sempre um momento de renovação, de planejar a jornada a ser trilhada. Pensando nisso, a UniCesumar realizou uma live de Boas-Vindas, uma tradição para recepcionar os alunos às aulas. O evento ocorreu de forma remota nos dias 3 e 4 de março e teve apresentações musicais da Orquestra Filarmônica da UniCesumar e da dupla Leo e Giba.

O Boas-Vindas da UniCesumar é realizado anualmente com o objetivo de recepcionar e contextualizar os acadêmicos no universo do conhecimento. Nos dois dias de evento, os estudantes puderam conhecer projetos como o Torneio UniCesumar de Games, o hackathon Nasa Space Apps Challenge e o projeto de Empregabilidade, que visa conectar alunos da Instituição ao mercado de trabalho.

Por meio de depoimentos gravados, alunos veteranos dos campi presenciais deram as boas-vindas aos colegas. O evento também teve a participação de diversas autoridades, como o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, o vice-reitor, Wilson Matos Filho, e a pró-reitora executiva do Ensino Presencial, Andrea Borim.

Além disso, participaram da live o pró-reitor de Finanças da UniCesumar, Jeferson Vinhas, os diretores das áreas de humanas (professor Valdecir Simão), exatas (professor Ricardo Veronesi) e saúde (professora Solange Lopes), bem como os diretores dos campi de Londrina (professor Carlos Henrique Vici), Curitiba (professora Cristiane Mello David) e Ponta Grossa (professor Marcos Athayde).

“Esse é um momento de alegria, de saber que nós, da UniCesumar, iremos participar da formação de tantos alunos”, reforça a professora Andrea Borim. “E nós faremos o melhor para que cada estudante se torne um profissional diferenciado, totalmente alinhado com o novo mercado de trabalho e, principalmente, um profissional ético, responsável e que faça a diferença na comunidade.”

Borim citou os desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe para o ensino presencial, mas ressaltou que a Instituição dedicou grandes esforços e obteve sucesso na adaptação das mudanças necessárias. “Contamos com os nossos professores para migrar para o modelo remoto sem nenhum problema. Fizemos isso em tempo recorde e isso é um motivo de orgulho para todos nós.”

O vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, desejou que todos possam encontrar na universidade a resposta para um mundo melhor, bem como um espaço para a realização de sonhos. “A UniCesumar, ao longo de sua existência, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade através da formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento e da prestação de serviços à população, cumprindo com sua responsabilidade social. O desafio de seguir com a universidade ativa, seja presencial ou remotamente, permanece nesse primeiro semestre.”

Frente à pandemia, o vice-reitor reiterou o compromisso da Instituição em seguir todas as recomendações das autoridades públicas tanto do governo do estado, quanto dos municípios em que a UniCesumar está presente. “A diferença em comparação a 2020 é que, dessa vez, partimos de outro patamar, graças ao engajamento de todos e à nossa capacidade de adaptação, assim como às melhorias, à capacitação dos docentes e aos investimentos realizados diante das necessidades do ensino remoto síncrono.”

Para recepcionar os estudantes, o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, explicou a formação integral que a Instituição oferece por meio dos pilares intelectual, profissional, emocional e espiritual. “Queremos fazer de você um profissional de sucesso, que se insira na sociedade para fazer a diferença. Isso tem acontecido com quase todos os 140 mil profissionais que já formamos ao longo de nossa história. Para isso, é preciso muito empenho. Afinal, estudar é algo que exige dedicação, fé, coragem e determinação. Não existe glória em vitória sem luta, e você vai ser conduzido a isso. Aqui na UniCesumar, você não vai apenas adquirir conhecimentos teóricos específicos. Nós queremos fazer de você uma pessoa diferente, pois temos o propósito de ser agentes de transformação de nossa sociedade”, enfatiza.